Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Presidentes de OABs repudiam ataques 'xenófobos' após vitória de Lula no Nordeste

Petista conseguiu vantagem sobre Jair Bolsonaro na região no primeiro turno das eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e os presidentes das seccionais da OAB no Nordeste divulgaram nesta quinta-feira (6) uma nota em repúdio "às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos" após o resultado do primeiro turno das eleições, que ocorreu no último domingo (2).

O ex-presidente Lula (PT) participa de evento de campanha em Salvador
O ex-presidente Lula (PT) participa de evento de campanha em Salvador - Arisson MArinho - 30.set.2022/AFP

Os ataques ao Nordeste aconteceram após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguir uma vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na região. O petista fez 67%, contra 26,8% do atual mandatário.

"Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania", afirma a nota dos presidentes das OABs.

O texto também diz que além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, é do Nordeste que "nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens".

O próprio Bolsonaro chegou a citar na quarta-feira (5) o analfabetismo na região para tentar explicar a derrota sofrida. "Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região", disse.

O mandatário ainda culpou as gestões petistas na região pelos baixos índices de desenvolvimento. Na primeira rodada do pleito deste ano, Lula também venceu no Norte, mas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste o atual presidente saiu vencedor.

Celebridades como a cantora Juliette, o humorista Whindersson Nunes e o economista Gil do Vigor rebateram comentários xenófobos nas redes sociais.

Veja, abaixo, a íntegra da nota.


TELONA

Os cineastas Chico Guariba e Francisco César Filho compareceram à sessão de abertura da primeira edição do São Paulo Food Film Fest na noite de quarta-feira (5), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os criadores do evento, André Henrique Graziano e Daniela Guariba, e a chef Tanea Romão também estiveram presentes na inauguração do festival.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.