Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

David Uip deixa PSDB depois de 'bolsonarização' do partido

Médico era filiado há 27 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O infectologista David Uip decidiu deixar o PSDB depois de 27 anos de militância em que se transformou na maior referência do partido na área da Saúde.

No cargo de secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo de São Paulo, Uip tomou a decisão, segundo a coluna apurou, por causa da "bolsonarização" da legenda.

David Uip no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante entrevista coletiva sobre o combate à Covid - Governo de São Paulo - 30.abr.2020/Divulgação

No segundo turno das eleições, diversas lideranças do partido anunciaram apoio a Jair Bolsonaro, e algumas chegaram a posar com a foto do ex-prefeito Bruno Covas ao lado do então candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas–o que gerou protestos da mãe e do filho do ex-prefeito, morto em 2021.

Uip coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 no governo de João Doria, e liderou a resistência dos médicos de São Paulo ao negacionismo de Bolsonaro.

Por causa disso, foi atacado diretamente pelo presidente da República e chegou a ter a sua receita pessoal de medicamentos divulgada ilegalmente em redes sociais quando se tratou da Covid-19.

O médico e sua família chegaram a receber ameaças de morte.

Uip enviou um ofício pedindo sua desfiliação ao presidente do partido, Marco Vinholi, no dia 27 de outubro, quando o resultado do pleito ainda era incerto.

No pedido de desligamento, "irrevogável e irretratável", conforme documento enviado à sigla, o infectologista alegou motivos de ordem pessoal para a sua saída.

Nas quase três décadas em que esteve na legenda, Uip foi assessor especial do governador Mário Covas e secretário da Saúde do ex-tucano Geraldo Alckmin, eleito no domingo vice-presidente da República.

Na gestão de Doria, coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 e depois foi convidado para comandar a secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.

O nome do médico entrou na lista de cotados para assumir o Ministério da Saúde no novo governo de Lula. Ele é próximo de Alckmin.

A pasta, no entanto, sempre esteve com o PT nos governos do partido, ou foi preenchida por alguém da cota pessoal de Lula.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.