Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Regina Duarte pede desculpas a quem se sentiu agredido por post que incentivava discriminação a petistas

'A minha intenção era puramente comercial e empresarial', escreveu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Regina Duarte se explicou sobre a postagem feita por ela no domingo (13) em que pedia para os eleitores de Lula (PT) usarem um adesivo com a estrela do Partido dos Trabalhadores na porta dos seus respectivos comércios.

Em foto colorida, mulher de vestido preto posa para foto
Regina Duarte ainda mostra a recepção que recebeu de alguns fãs na zona eleitoral, em São Paulo - Isac Nóbrega / PR

A publicação da artista foi criticada por internautas por incentivar a discriminação contra petistas. Muitas pessoas também apontaram que prática semelhante foi adotada pelo regime nazista, que determinou boicote a estabelecimentos de propriedade de judeus.

"A senhora sabe que isso de pedir para colocar símbolo petista remete ao ato dos nazistas obrigarem os judeus a colocar a estrela do Judaísmo em suas roupas e estabelecimentos, não é? A senhora se sente mal de repercutir conceitos nazistas?", questionou o ator Rafael Cortez.

"A minha intenção era puramente comercial e empresarial. Se não fosse assim, eu teria colocado: 'Coloquem um 13 em suas casas, petistas", escreveu a atriz na rede social nesta quinta (17).

"Claro que os esquerdopatas já interpretaram à sua moda: paranoica e caluniosamente", prosseguiu. "Nunca houve de minha parte menção aos horrores perpetrados contra quem quer que seja. Era uma menção às dificuldades econômicas que podemos sofrer no Brasil daqui pra frente", completou.

Ela ainda pediu desculpas a quem se "sentiu agredido pelo post". "Só lembrando o que ocorreu na semana passada: a bolsa caiu, e a inflação subiu", completou.

Regina Duarte tinha apagado a publicação, mas ao se explicar sobre o post nesta quinta (17) voltou a compartilhar a imagem, que diz: "Atenção petistas, coloquem esse adesivo [a estrela do PT] na porta do seu negócio. Mostre que você tem orgulho de quem elegeu."

Ao F5, o Instituto Brasil-Israel (IBI), disse ver com preocupação os pedidos de "marcação" de estabelecimentos de eleitores do PT, mais ainda quando partem de celebridades com poder de influência em um grande número de pessoas. "A proposta de uma narrativa onde os elementos a serem boicotados participam de um grupo monolítico e que fazem parte de um projeto único, degenerado, subversivo e que, portanto, devem ser coletivamente punidos, é perigosa", afirma o grupo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.