Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Bolsonaro nomeia advogado do opositor Prerrogativas para o TSE

Grupo foi um dos principais polos de oposição ao governo do presidente da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado André Ramos Tavares, nomeado na quarta (9) para ser ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi um ativo integrante do grupo Prerrogativas.

O coletivo, que reúne juristas, advogados, promotores, procuradores e defensores públicos, foi criado na época da Lava Jato, com o objetivo de combater o que define como desmandos e abusos da operação.

O presidente Jair Bolsonaro e o advogado André Ramos Tavares, recém-nomeado para ser ministro substituto do TSE, em foto publicada por ele em agosto de 2022 - @andre.ramostavares no Instagram

Com o tempo, acabou virando um dos principais polos de oposição a Jair Bolsonaro (PL) —que, agora, nomeia um de seus antigos militantes para a Corte eleitoral.

Em 2018, Tavares, que é professor titular da Faculdade de Direito da USP, elaborou um parecer em defesa da elegibilidade de Lula. Na época, ele sustentou que a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) pela manutenção dos direitos políticos de Lula (PT), deveria ser seguida no Brasil.

O Prerrogativas também defendia os direitos de Lula e chegou a apresentar pedido de impeachment contra Bolsonaro.

O advogado integrava desde maio uma lista tríplice escolhida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com indicados para o cargo no TSE.

Ao encontrar o presidente Jair Bolsonaro, que faria a escolha, em um evento social, o advogado se aproximou dele e tirou uma foto, que divulgou.

Logo depois, ele deixou o grupo do Prerrogativas no WhatsApp e parou de militar no coletivo.

Deixou para trás, no entanto, uma grande polêmica em torno da pose que fez ao lado de Bolsonaro, tão combatido pelo grupo.

Procurado, Tavares não respondeu às mensagens da coluna.


ESTANTE

o piloto Rubens Barrichello, o Rubinho, compareceu ao lançamento do livro "Não Inventa, Mariana", escrito pela jornalista Mariana Becker, na terça-feira. O evento ocorreu na Drummond Livraria, em São Paulo.

A atriz Ilana Kaplan, a mãe do piloto Felipe Massa, Ana Massa, e o repórter da Band Chico Garcia prestigiaram o lançamento. O jornalista Alberto Gaspar, a advogada Mônica Maroquio e o fundador da editora Labrador, Daniel Pinsky, também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.