Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Engenho dos Erasmos, no litoral de São Paulo, ganhará exposição permanente

Artefatos arqueológicos inéditos serão exibidos na mostra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Engenho dos Erasmos, em Santos, no litoral de São Paulo, ganhará uma exposição permanente a partir da próxima sexta (16).

Engenho dos Erasmos, em Santos, terá exposição permanente
Engenho dos Erasmos, em Santos, terá exposição permanente - Divulgação

"Ruínas Quinhentistas em Território Milenar" apresentará artefatos arqueológicos encontrados no local que nunca foram expostos, além de objetos etnográficos representantes de indígenas tupi-guarani e tupinambá.

Um diorama com a representação de povos sambaquieiros que habitaram o litoral paulista no passado também faz parte da mostra, que conta ainda com uma obra da artista indígena Moara Tupinambá.

O fio condutor da exposição é uma carta escrita em 1548 ao proprietário do Engenho, em que há relatos detalhados da administração do local. Contextualizados com imagens e textos, trechos desse documento mostram como o poder político e social dos senhores de engenho foi alicerçado no monopólio da terra, na escravidão e na estratificação de uma sociedade patriarcal.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Tombado, o complexo arquitetônico é a mais antiga evidencia física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro.

O espaço está aberto à visitação de terça a sábado, das 9h às 16h.

"Ruínas Quinhentistas em Território Milenar" é produzida com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Economia Criativa do Governo de São Paulo, e da USP. A exposição conta ainda com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.


TAPETE VERMELHO

A supermodelo Gisele Bündchen foi a grande estrela do evento que celebrou os 60 anos da joalheria Vivara, realizado na Pinacoteca, em São Paulo, na noite de segunda-feira (12). A atriz Gloria Pires e o ator Cauã Reymond estiveram lá. A cantora Agnes Nunes foi uma das atrações da comemoração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.