Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conselho de enfermagem arquiva processo de Klara Castanho sem apontar culpados

Atriz diz, por meio de sua assessoria, que 'aguarda confiante na atuação da polícia e da Justiça, para que os fatos sejam esclarecidos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) arquivou o processo de sindicância que investigava possível infração ética praticada por um profissional de enfermagem que teria vazado as informações referentes à atriz Klara Castanho. A polícia e a Justiça investigam o caso, que corre em sigilo.

A atriz Klara Castanho
A atriz Klara Castanho - @klaracastanho no Instagram

Em nota enviada à coluna, o Coren-SP diz que "seguiu todos os ritos processuais, solicitou documentos à instituição hospitalar e convocou os profissionais do plantão à época do fato denunciado, porém não constatou a participação de nenhum profissional de enfermagem em relação ao vazamento de quaisquer informações sigilosas de pacientes".

O conselho diz ainda que "não recebeu denúncia por parte da atriz quanto ao tema".

Procurada, a assessoria de Klara diz que "todas as medidas judiciais fundamentais foram tomadas pela equipe jurídica da atriz, para que os envolvidos sejam investigados e respondam por seus atos".

E segue: "As investigações estão em andamento, protegidas pelo necessário segredo de justiça. A atriz aguarda confiante na atuação da polícia e da Justiça, para que os fatos sejam esclarecidos".

A artista de 21 anos revelou no ano passado que foi vítima de um estupro, ficou grávida e entregou a criança para a adoção após o nascimento. Ela relatou que, ainda sob o efeito da anestesia do parto, uma enfermeira a ameaçou com o vazamento da sua situação.

"No dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: 'Imagina se tal colunista descobre essa história'. Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era supostamente para me acolher e proteger", escreveu Klara em seu Instagram.

A atriz se pronunciou sobre o caso após a apresentadora Antonia Fontenelle, que, mesmo sem citar o nome da atriz, descreveu sua situação em detalhes nas redes sociais. "Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar por acaso é crime, sim. Só acha bonitinho essa história de adoção quem nunca foi a um abrigo", escreveu Fontelle. "O nome disso é abandono de incapaz."

Klara Castanho foi a público responder às acusações e publicou uma carta aberta em suas redes sociais. Após a exposição da história, vários artistas manifestaram apoio a ela, como Ana Maria Braga, Taís Araújo e Giovanna Antonelli.


ANDAR COM FÉ

O cantor Gilberto Gil durante a gravação de nova versão da faixa "Prece", de sua autoria, que fará parte do novo álbum dos músicos Délia Fischer e Ricardo Bacelar - Nando Chagas/Divulgação

O cantor Gilberto Gil fará uma participação especial no novo álbum dos músicos Délia Fischer e Ricardo Bacelar, "Andar com Gil", que será lançado no próximo dia 27. O tributo ao compositor baiano reunirá canções de seu repertório que falam sobre fé e espiritualidade. Para o projeto, Gil gravou uma nova versão da faixa "Prece", lançada por ele em 2018. No dia 2 de fevereiro, Délia Fischer e Ricardo Bacelar apresentarão o novo álbum no palco do Blue Note, na capital paulista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.