Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dilma diz que dom Angélico 'engrandeceu' a Igreja Católica em carta de aniversário

Bispo, que completou 90 anos, também recebeu mensagem do presidente Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o bispo emérito dom Angélico Sândalo Bernardino "engrandeceu" a Igreja Católica com sua atuação à frente da Pastoral Operária e das chamadas comunidades eclesiais de base da denominação religiosa. A mensagem foi transmitida pela ex-mandatária em carta enviada ao clérigo, por ocasião de seu aniversário de 90 anos.

O bispo emérito Dom Angélico Sândalo Bernardino em sua casa, no Jardim Primavera, em São Paulo - Adriano Vizoni - 20.jan.2023/Folhapress

SAGRADO CORAÇÃO

"Angélico é ‘dom’ não apenas por sinal formal de importância, que ele não é dessas coisas. É ‘dom’ por reconhecimento popular. O ‘dom’ do bispo Angélico é substantivo. É talento, virtude e graça. Ele é ‘dom’ no coração do povo", escreveu Dilma.

CORAÇÃO 2

O bispo emérito também foi agraciado com uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e replicada no site da Presidência da República. "Quando uma pessoa chega aos 90 anos espalhando a palavra de Jesus Cristo, ela é digna da nossa profunda admiração. Quando essa mesma pessoa, aos 90 anos, insiste em pregar o amor nesses tempos de tanto ódio, ela se torna merecedora de todas as homenagens do mundo", afirmou.

Leia, abaixo, a íntegra da carta enviada pela ex-presidente Dilma Rousseff a dom Angélico:

"Dom Angélico Sândalo Bernardino, cujos 90 anos celebramos hoje com grande alegria, não carrega apenas o nome forte e bonito dado pelos seus pais, imigrantes italianos católicos que ajudaram a construir este pais.

Em 63 anos de sacerdócio, ele conquistou respeito e admiração com uma trajetória de luta por aqueles que mais precisam de apoio e proteção. Tem sido, por mais de seis décadas, o "sacerdote do povo", reconhecido por todos como o bispo que enfrentou a ditadura e que sempre militou em defesa dos direitos humanos.

Antirracista, solidário aos oprimidos, tornou-se exemplo de bravura e cumpriu sempre com destemor a sua opção preferencial pelos pobres. Dom Angélico engrandeceu a igreja como um dos criadores das Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral Operária, e grande entusiasta da Teologia da Libertação, movimentos e conceitos que mudaram a face do catolicismo no Brasil e na América Latina.

Para os brasileiros que evangelizou, para os desvalidos que amparou, para os trabalhadores que protegeu da perseguição dos poderosos, sobretudo quando vítimas da ditadura, Dom Angélico muitas vezes é chamado apenas de "Dom", uma forma carinhosa de gratidão a alguém que vem dedicando generosamente sua vida à vida próximo.

Angélico é "Dom" não apenas por sinal formal de importância, que ele não é dessas coisas. É "dom" por reconhecimento popular. O "dom" do Bispo Angélico é substantivo. É talento, virtude e graça. Ele é "Dom" no coração do povo.

Este sacerdote com nome de anjo costuma chamar todos com quem conversa de "meu irmão". Precisamos lembrar que, na verdade, ele vem sendo irmão de todos ao longo de uma vida construída com generosidade e amor pelo ser humano.

Desejo um feliz aniversário, saúde e muitas alegrias a Dom Angélico. Que seu exemplo continue animando todos nós. Um abraço fraterno.

Dilma Rousseff"


EM FESTA

A secretária municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, participou da celebração do Ano Novo Chinês realizada pelo Consulado da China em São Paulo, pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil China) e pelo Chinese Bridge Club, na capital paulista, na semana passada. O presidente do Ibrachina, Thomas Law, e a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.