Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu mostra de cinema

Servidores da Ancine denunciam revista com detectores de metais ao Ministério Público do Trabalho

Novo procedimento foi adotado em 1º de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac) enviou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho contra a adoção de revista com detectores de metais de funcionários da agência de cinema.

A entidade afirma que a medida é "discriminatória" pois não seria aplicada aos funcionários de alto escalão da agência. O novo procedimento foi adotado em 1º de dezembro do ano passado, e os funcionários foram avisados por meio de um email interno.

Facha da sede da Ancine, no Rio de Janeiro
Facha da sede da Ancine, no Rio de Janeiro - Lucas Tavares/Folhapress

Para entrar e sair do escritório da Ancine, no Rio de Janeiro, os pertences dos funcionários —bolsas, malas, pacotes, mochilas— precisam ser inspecionados.

A Aspac diz que a diretoria colegiada da agência não publicou nenhuma forma de regulamentação do procedimento, "dando margem à arbitrariedade e casuísmo, em ofensa ao princípio da legalidade".

O documento segue: "Mais grave ainda é o nítido caráter discriminatório da medida".

Segundo a denúncia, os diretores da agência e membros do alto escalão, assim como seus convidados externos, não são submetidos à revista, ao contrário dos demais servidores e terceirizados.

O documento enviado ao MPF afirma que o trabalhador "é obrigado a expor a totalidade de seus pertences, de modo a ‘comprovar’ que não está roubando nada, numa quebra cotidiana da relação de confiança que deve reger as relações de trabalho, principalmente no serviço público".

"Considerando que atualmente o uso de objetos metálicos é universal, a consequência é que o detector de metais sempre aponta todos como suspeitos, e todos devem expor todos os dias o conteúdo de suas bolsas, mochilas e demais pertences íntimos, em clara violação ao direito constitucional à intimidade", afirma ainda a denúncia.

A Aspac diz que "tentou diálogo" com a diretoria colegiada da Ancine, por meio de um ofício protocolado no dia 15 de dezembro, mas não teve resposta.

Por fim, a associação de servidores chama a atenção para o fato de que a empresa foi contratada sem licitação. O serviço —que inclui equipamento, instalação, testes e treinamento— custou R$ 10.565.

Procurada pela coluna, a Ancine não respondeu.


DISFARCE

A apresentadora Sabrina Sato posa nos estúdios da Globo - Maurício Fidalgo/Globo/Divulgação

A apresentadora Sabrina Sato foi fotografada nos estúdios do programa The Masked Singer (TV Globo), do qual será a nova jurada. Ela se juntará aos atores Taís Araújo, Mateus Solano e Eduardo Sterblitch. No reality, público e jurados tentam reconhecer a identidade dos participantes que se apresentam fantasiados. "Eu tenho um lado intuitivo ótimo e vou arrasar como detetive", brinca Sabrina.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.