Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Associação convoca servidores da Ancine para participar de atos antigolpistas, mas cobra Lula

Em nota, entidade pede que agência do cinema não fique 'à margem' no novo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac) elaborou uma carta, destinada a servidores da agência de cinema, convocando-os a participar dos atos em defesa da democracia previstos para esta segunda-feira (9) em diversas cidades do país.

Facha da sede da Ancine, no Rio de Janeiro
Facha da sede da Ancine, no Rio de Janeiro - Lucas Tavares/Folhapress

As manifestações foram organizadas por movimentos sociais em oposição ao ataque golpista realizado por bolsonaristas no domingo (8), em Brasília.

No mesmo email, porém, os servidores cobram o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter supostamente deixado a Ancine "à margem". A associação então elogia "diversas medidas positivas" do novo governo eleito, mas lamenta que "infelizmente nenhuma delas se estendeu ainda à Ancine".

"Após quatro anos de trevas, a volta de um governo democrático revitaliza nossa esperança, mas as trevas golpistas continuam com força em grande parte da sociedade e da institucionalidade, e exigem nosso combate constante em defesa da democracia", diz o texto da Aspac.

Entre os pedidos estão a "revisão das nomeações para as corregedorias" do órgão, a "retomada do diálogo com as entidades de servidores", maior "representatividade negra nos cargos de gestão e a "recriação de conselhos e órgãos colegiados com a participação da sociedade civil".

"E esperamos que a Ancine não permaneça à margem das medidas democráticas implementadas pelo novo governo eleito. Ditadura nunca mais! Democracia sempre!", finaliza a mensagem.


PALCO

A atriz Ana Beatriz Nogueira recebeu convidados na estreia da peça "Um Dia a Menos", no teatro Renaissance, em São Paulo, na noite de sábado (7). O ator e diretor Elias Andreato e o ator Nilton Bicudo prestigiaram o evento. A atriz Bárbara Bruno e sua filha, a também atriz Vanessa Goulartt, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.