Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Credores se irritam com acionistas da Americanas

Banqueiros e debenturistas esperam ser convocados para nova reunião em que bilionários anunciem injeção de recursos para salvar a empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os credores da Americanas esperam que os acionistas da empresa convoquem uma nova reunião nas próximas semanas para apresentar uma nova proposta de injeção de recursos na empresa.

Unidade da Americanas na rua Direita, na região central de São Paulo - Bruno Santos - 17.jan.2023/Folhapress

SÓ ISSO?

A reunião que ocorreu no mês passado foi considerada um fracasso. Nela, o trio de acionistas formado pelos bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles se dispuseram a colocar R$ 7 bilhões na Americanas. Os bancos querem o dobro.

MUITO CHATO

O clima para a retomada não é bom. Um grupo de credores da Americanas considera que a insistência do trio de acionistas da empresa na narrativa de que nada sabiam e que foram enganados por diretores da rede de lojas é o mesmo que cutucar a onça com vara curta. E só serve para acirrar os ânimos em meio à tentativa de negociação para manter a rede de lojas em pé.

PARTIDA

Credores afirmam à coluna que o primeiro passo para que a negociação em curso evolua é o reconhecimento de que o trio Jorge Paulo Lemann, Marcelo Telles e especialmente Beto Sicupira têm responsabilidade sobre o que aconteceu na companhia. E precisam colocar dinheiro do bolso para salvá-la.

FUMAÇA

Mas eles enxergam justamente o contrário: a intensificação de uma tentativa de construir junto à opinião pública a ideia de que o trio foi ludibriado tanto quanto os demais que investiram na empresa.

EM TODAS

Os mesmos banqueiros e debenturistas dizem que a versão não para em pé. O diretor de um banco chega a afirmar que nem mesmo o letreiro de uma placa da loja no interior do país era trocado sem que Sicupira fosse informado.

DE LONGE

Já o trio tem afirmado que não participava da gestão da Americanas e que não tinha ideia das fraudes que foram praticadas. A evidência disso é que perderam milhões com o rombo anunciado pela empresa no começo do ano.


RODA DE CONVERSA

O diretor de relações governamentais da EMS Farmacêutica, Luiz Fernando Barbosa, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compareceram ao Fórum São Paulo Global, realizado pelo grupo Voto na segunda-feira (27), no Palácio Tangará, em São Paulo. O empresário Dody Sirena e a presidente do grupo Voto, Karim Miskulin, participaram do encontro. A presidente da ONG Amigos do Bem e fundadora da FLC Lâmpadas, Alcione Albanesi, também prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.