Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eva Wilma viu versão inicial de 'As Aparecidas', seu último filme, uma semana antes de morrer, diz diretor

Filme protagonizado pela atriz tem estreia programada para o segundo semestre de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "As Aparecidas", último trabalho da atriz Eva Wilma, morta em 2021, deverá chegar aos cinemas no segundo semestre de 2023, quatro anos após começar a ser rodado. As gravações do longa foram finalizadas em março em Aparecida, no interior de São Paulo.

A atriz Eva Wilma nas gravações do filme "As Aparecidas", em setembro de 2019
A atriz Eva Wilma nas gravações do filme "As Aparecidas", em setembro de 2019 - Jamil Kubruk/Divulgação

Segundo o diretor Ivan Feijó, todas as cenas de Eva foram feitas na primeira parte das filmagens, em setembro de 2019, e não houve necessidade de mudanças no roteiro. Uma versão inicial e ainda incompleta do longa chegou a ser mostrada para a atriz uma semana antes do seu falecimento, relata ele.

"Em 2021, nós estávamos montando uma versão mais fluida do filme com o objetivo de encontrar parceiros para finalizá-lo. No entanto, ainda faltavam gravações de offs (voz) de algumas atrizes, entre elas a Eva. Ela foi internada após pedirmos as passagens de voz e, mesmo estando no hospital, ela optou por concluir o trabalho. E foi brilhante", conta o diretor.

Este material foi incluído em uma nova edição da produção. "E enviamos para o filho dela, o Johnny (John Herbert Junior). Ele mostrou a produção para a Eva, em um domingo, no Dia das Mães, e ela faleceu uma semana depois", relata Feijó.

Segundo ele, ainda são avaliadas formas de homenagear Eva Wilma nos créditos do longa. "E o filme em si já é uma homenagem a Eva: ela é a protagonista absoluta da produção, dando vida a uma personagem com a qual sempre disse que se identificava", destaca ele.

Na história, a atriz é Otília, uma mulher de 80 anos que, após ficar viúva, decide fazer uma viagem para a cidade de Aparecida, conhecida por sediar o santuário em homenagem à santa padroeira do Brasil. A personagem é acompanhada pelas amigas de infância.

Participaram da última etapa de gravações, em março deste ano, as atrizes Neusa Borges, Gorete Milagres, Miriam Mehler, Norma Blum, Karin Rodrigues e Clarisse Abujamra.

As atrizes Neusa Borges, Gorete Milagres, Miriam Mehler, Norma Blum e Karin Rodrigues no último dia de filmagens do filme "As Aparecidas", na cidade de Aparecida
As atrizes Neusa Borges, Gorete Milagres, Miriam Mehler, Norma Blum e Karin Rodrigues no último dia de filmagens do filme "As Aparecidas", na cidade de Aparecida - Jamil Kubruk/Divulgação

A conclusão de "As Aparecidas" enfrentou dificuldades por conta da pandemia e da falta de recursos destinados ao cinema durante o governo de Jair Bolsonaro, segundo afirma o produtor do longa Chico Costabile.

"Finalizar 'As Aparecidas' foi uma grande emoção. Em especial devido à perda da Eva –uma amiga, mulher e profissional maravilhosa–, que nos pegou de surpresa, e também pela pandemia", diz a atriz Clarisse Abujamra.


PARIS É UMA FESTA

O apresentador Zeca Camargo comemorou seus 60 anos em viagem com amigos e familiares para Paris. As atrizes Camila Pitanga e Maria Fernanda Cândido participaram das celebrações na capital francesa. O casal de cineastas Marina Person e Gustavo Rosa de Moura também esteve presente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.