Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Rita Lee

Tarcísio não decreta luto oficial em SP por morte de Rita Lee

Governo diz que decreto de pesar do governo federal já inclui estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não decretou luto oficial no estado pela morte da cantora Rita Lee, na segunda (8). A postura é semelhante à adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, que ignorou episódios de comoção nacional durante seu mandato.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 10.abr.23/Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Segundo a assessoria de imprensa da gestão Tarcísio, como o governo federal editou decreto de pesar em todo o país pela morte da cantora, o estado já está inserido no gesto.

O governo de São Paulo, no entanto, já decretou luto oficial pela morte de pessoas que nasceram ou viveram no estado mesmo quando o governo federal também tinha feito a homenagem.

Em dezembro de 2016, por exemplo, o então governador Geraldo Alckmin decretou luto oficial de três dias pela morte do cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. O presidente da época, Michel Temer, também tinha declarado pesar em todo o país. Situação semelhante aconteceu após a morte da médica Zilda Arns, em janeiro de 2010. Na época, o então presidente Lula decretou luto oficial no país, assim como José Serra fez no estado de São Paulo.

Tarcísio foi ministro de Bolsonaro e o apoiou nas eleições presidenciais do ano passado. Rita Lee fez críticas ao ex-presidente e chegou a apelidar o tumor que tinha no pulmão esquerdo de "Jair" em uma referência ao político.

Em 2021, em entrevista ao jornal O Globo, ela mostrou desaprovação com o então governo de Bolsonaro. "É assustador ver gente no comando com mente tão ultrapassada. Era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os Flintstones. O Brasil parece ter um carma estranho... acho que isso começou com o genocídio indígena", afirmou Rita na ocasião.

A decretação de luto oficial é um ato simbólico que funciona como uma homenagem. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, fez questão de também editar seu luto oficial pela morte de Rita Lee, que nasceu na capital paulista e tinha grande identificação com a cidade e com o estado.

A artista, que é considerada a maior estrela do rock brasileiro, foi lembrada pela atual gestão estadual de São Paulo em nota de pesar publicada no site e no Instagram oficial do governo. Já o governador Tarcísio de Freitas não se manifestou sobre o assunto em suas redes sociais. Dois dias antes, ele lamentou a morte da cozinheira Palmirinha Onofre em post no Instagram e no Twitter.

Durante o seu mandato como presidente, Bolsonaro chamou a atenção por não decretar luto por ocasião da morte de personalidades brasileiras influentes em diferentes ramos, como Elza Soares, Marília Mendonça e João Gilberto.


PETIT COMITÉ

A apresentadora Sabrina Sato prestigiou o pocket show que o cantor Silva fez na noite de terça-feira (9), no hotel Fasano São Paulo Itaim, na capital paulista. O evento foi realizado pela Vivara para marcar o lançamento de suas coleções de Dia das Mães. A atriz Letícia Colin passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.