Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Filme 'Perdida', produção nacional da Disney, tem briga judicial nos bastidores

Diretores entraram com ação por crédito no longa, que estreia em julho e é estrelado pela atriz Giovanna Grigio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "Perdida", produção brasileira da Disney, estreia no próximo dia 13 de julho nos cinemas, mas já virou alvo de uma disputa judicial nos bastidores. A cineasta Katherine Chediak Putnam e seu marido, o australiano Dean W. Law, entraram com uma ação na Justiça de São Paulo dizendo que são os únicos diretores do longa e pedindo a exclusão de Luiza Shelling Tubaldini como também diretora.

Cartaz do filme "Perdida", com Giovanna Grigio
Cartaz do filme "Perdida", com Giovanna Grigio - Divulgação

A juíza Juliana Pitelli da Guia, da 5ª Vara Cível do Foro Regional do Jabaquara, concedeu tutela de urgência ao pedido do casal para que o nome de Luiza na função de direção fosse retirado dos créditos da obra em qualquer cópia do filme, sob pena de multa diária de R$ 5.000.

Também foi determinada a exclusão de Luiza como diretora de "Perdida" nas informações que constam no site IMDb, base de dados online voltada a cinema e televisão. A alteração foi cumprida na plataforma.

"[...] Neste momento processual, conclui-se pela verossimilhança das alegações dos autores no sentido de que não poderia a ré Luiza creditar-se como diretora ou mesmo codiretora da obra, menos ainda excluindo menção à coautora Katherine", afirma a magistrada em sua decisão.

Procurada pela coluna, a Disney e Luiza afirmaram que não vão se pronunciar sobre o caso. Ainda não foi marcada uma data para o julgamento do mérito da questão.

O longa é uma adaptação do livro best-seller de mesmo nome de Carina Rissi, e é estrelado pela atriz Giovanna Grigio, conhecida por seus papéis em "As Five" (Globoplay) e "Rebelde" (Netflix). Na história, ela é apaixonada pelos livros de Jane Austen e vive uma grande aventura ao ser transportada para o século 19.

"Perdida" é uma parceria da Star Original, selo da Disney, e da Filmland Internacional. Luiza Tubaldini é produtora do filme —foi ela, inclusive, que chamou Katherine para ser diretora da adaptação. Dean Law é codiretor, e ambos assinam o roteiro ao lado da própria Luiza, de Karol Bueno e da autora Carina Rissi.

Segundo o processo, cerca de duas semanas antes da conclusão das filmagens, em julho do ano passado, Luiza disse ao casal que pretendia creditar-se como diretora da obra. Eles afirmam que não concordaram com a mudança, porque não existia essa previsão no contrato que tinham assinado e por ela não ter experiência na função.

Posteriormente, eles dizem que foram surpreendidos ao verem o nome de Luiza nos créditos no IMDb e em outras reportagens veiculadas na mídia. Em material de divulgação de "Perdida", também é utilizada a expressão "um filme de Luiza Shelling Tubaldini", normalmente aplicada aos diretores.

Katherine e Dean afirmam que não querem dinheiro, mas que estão protegendo os direitos autorais deles. "Estamos lutando contra um perigoso precedente para a indústria cinematográfica".

"Manifestamos nossa discordância com essa pretensão dela inúmeras vezes antes de mover a ação e não fomos escutados. Não vamos nos acovardar. Vamos lutar até o fim para proteger a integridade artística do trabalho do diretor audiovisual. Temos todas as evidências necessárias e a liminar obtida pela justiça demonstra a solidez do nosso caso", diz a dupla de diretores.


ORGULHO

A cantora Wanessa Camargo se apresentou no Camarote Pride, na avenida Paulista, em São Paulo, durante a Parada LGBT+, no domingo (11). A festa foi realizada no Blue Note, no Conjunto Nacional. O ex-deputado federal Alexandre Frota prestigiou o camarote, que foi idealizado por Guto Melo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.