Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Novo diretor do Balé da Cidade de SP aposta em tecnologia e quer estreitar relação com público

Alejandro Ahmed substituirá a coreógrafa Cassi Abranches, que deixou a direção da companhia no início de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O coreógrafo Alejandro Ahmed é o novo diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. O seu nome será anunciado nos próximos dias pela direção do Theatro Municipal de São Paulo.

Ahmed substituirá a coreógrafa Cassi Abranches, que deixou a direção da companhia no início de junho.

À coluna, o novo diretor diz que o seu objetivo é estreitar a relação do balé com a capital paulista e com o público. A ideia, segundo ele, é pensar o que a companhia de dança pública pode dar para as pessoas que vivem em São Paulo e também para o país.

O coreógrafo Alejandro Ahmed
O coreógrafo Alejandro Ahmed - Divulgação

"E isso para mim é importante em termos amplos: técnicos, socioculturais, de acesso, de o Theatro Municipal não ser um castelo, mas um centro de atração e constante partilha entre público e artistas", diz.

O coreógrafo é conhecido também pelo seu interesse pelos avanços tecnológicos na área de inteligência artificial e de que forma isso poderá afetar a dança. "É um assunto ainda muito incipiente e não significa que a gente vá trocar a aula de balé por programação em java", comenta, aos risos.

"Mas eu acho que é necessário pensar que há uma integração entre as coisas, desde que você as pratique de modo a pensar o corpo como essa fonte de entrada e saída de informação e de transformação constantes", afirma.

Ele aposta que, em pouco tempo, máquinas serão capazes de criar coreografias. "E isso não significa que a gente vai ser substituído. Significa que a nossa extensão se modificou".

Para Ahmed, não haverá recuo no avanço tecnológico. "Às vezes, essa nostalgia de uma volta a um período menos tecnológico é, a meu ver, uma recusa em tentar encontrar um modo de se apropriar desse território como seu, inclusive nas responsabilidades éticas que a gente deve ter com isso", pontua.

Nascido no Uruguai, o coreógrafo se mudou com a família para o Brasil aos 3 anos. Ele começou a dançar aos 12 anos, e aos 17, fez a sua primeira coreografia. Ficou conhecido pelo seu trabalho no Grupo Cena 11, de Florianópolis.

Ahmed já tinha trabalhado com o Balé da Cidade em 2021, quando fez a concepção e coreografou uma peça da obra do americano John Cage composta há 30 anos, que resultou no espetáculo "Sixty Eight em Axys Atlas".


PULA FOGUEIRA

O historiador Leandro Karnal e seu namorado, o cantor Vitor Fadul, participaram do "Arraiá da Way", da agência Way Model, realizado na Casa das Caldeiras, em São Paulo, na semana passada. As modelos Caroline Trentini e Anabela Santos estiveram lá. O fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e seu namorado, o modelo Fernando Schnerocke, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.