Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Internações por Covid seguem em alta em hospitais privados de SP

Tendência de crescimento verificada em outubro se mantém em novembro, segundo pesquisa do SindHosp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As internações por Covid-19 seguem aumentando em São Paulo. Uma pesquisa realizada pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo) com 86 hospitais privados do estado mostra que 76% deles registraram aumento no número de pacientes internados por causa da doença nos últimos 15 dias.

Equipe médica na UTI para tratamento da Covid-19 do Hospital Albert Einstein, em São Paulo - Eduardo Anizelli - 9.dez.2020/Folhapress

As hospitalizações se referem tanto àquelas em leitos clínicos quanto em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O levantamento foi feito entre o dia 6 de novembro e quinta (16).

Pesquisa realizada em outubro pela mesma entidade já mostrava que as unidades de saúde vinham registrando crescimento nas internações por Covid, em proporção igual à verificada agora, de 76%.

Desta vez, 55% dos hospitais disseram que verificaram crescimento de até 5% nas internações em leitos clínicos, e outros 43% responderam que houve aumento de 6% a 10% nas hospitalizações em suas unidades.

Na pesquisa de outubro, a grande maioria (92%) dos hospitais apontavam crescimento de até 5% nas internações clínicas por Covid —e apenas 2% na faixa entre 6% e 10%.

Já as internações em UTI se mantiveram em patamar semelhante em ambos os levantamentos. Na pesquisa deste mês, 96% das unidades ouvidas disseram que houve um aumento de até 5% nas hospitalizações na UTI —em outubro, 92% dos hospitais indicaram essa faixa de crescimento.

Para o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, os dados apontam que o vírus segue em circulação no estado paulista. "A Covid continua presente e não demonstrou recuo em nossos hospitais. O melhor caminho é completar o esquema vacinal", diz ele.

O SindHosp também verificou em novembro um aumento de casos de pessoas atendidas em prontos-socorros com suspeita de Covid em 81% dos estabelecimentos.

Quando realizam o exame, 62% dos hospitais afirmam que verificaram um aumento de 6% a 10% da positividade (exames com resultado positivo) da Covid no mesmo período.

Pessoas com idades entre 30 e 50 anos estão entre as mais atendidas por causa da doença para 41% das instituições de saúde que responderam à pesquisa.


PALMAS

O ator Fernando Siqueira, que está em cartaz com a peça "Methusalem or the Eternal Bourgeois", na cidade de Culver City, na Califórnia, nos EUA - Arquivo pessoal

O artista brasileiro Fernando Siqueira foi parabenizado pelo ator norte-americano Shia LaBeouf por sua atuação no espetáculo "Methusalem or the Eternal Bourgeois" (Matusalém ou o eterno burguês, em tradução livre), que está em cartaz na cidade de Culver City, na Califórnia, nos EUA. O encontro, ocorrido nesta semana, se dá num momento em que o brasileiro de 25 anos tem ampliado sua presença na cena artística hollywoodiana. Além de ator, Siqueira é pintor e diretor de cinema.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.