Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu tecnologia

Sleeping Giants propõe que Cade seja autoridade reguladora das plataformas digitais

Organização enviou relatório em resposta à consulta pública realizada pela Fazenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Sleeping Giants Brasil propôs ao Ministério da Fazenda que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) atue como um agente regulador das plataformas sociais, as chamadas big techs, no Brasil.

A organização enviou relatório em resposta à consulta pública realizada pela pasta comandada por Fernando Haddad (PT), que coloca na mira a atuação de empresas como Google, Meta, Amazon, ByteDance (dona do TikTok) e Microsoft.

O bilionário Elon Musk em conferência em Cracóvia, na Polônia - Sergei Gapon/AFP

"O Cade, apesar de ser um organismo antitruste tradicional, poderia, sim, ser esse órgão por seu know how [conhecimento] dos mercados e das questões concorrenciais, mas também por ser conhecido pela sua solidez enquanto instituição", afirma o Sleeping Giants.

A organização, porém, defende uma reforma na autarquia e cita o CMA, órgão regulatório do Reino Unido, como uma referência.

Na consulta pública, a equipe econômica pergunta se devem ocorrer alterações na lei de defesa da concorrência, se uma nova regulação é necessária, quais aspectos devem ser objeto de regulação e como coordenar a ação estatal para gestão do tema. Questiona também a necessidade de um regulador específico para supervisão e regulação do setor.

No documento enviado, o Sleeping Giants diz que a falta de regulação das plataformas resulta em uma concentração de poder de um grupo pequeno de empresas estrangeiras, o que faz emergir uma competência desigual para empreendedores brasileiros.

A organização defende ainda uma regulamentação da publicidade digital e sugere mudanças na Lei de Defesa da Concorrência brasileira.


LENTES

O fotógrafo Sebastião Salgado e sua mulher, a curadora Lélia Wanick Salgado, compareceram à abertura da exposição "Maio Fotografia" no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, na semana passada. A atriz Mariana Ximenes passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.