Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Jogadoras brasileiras cantam 'mulher brasileira em primeiro lugar' no vestiário antes da final

Brasil já perdeu sete vezes seguidas dos EUA no futebol feminino, e tenta quebrar jejum para conquistar o ouro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

As jogadora brasileiras de futebol feminino tentam aliviar a tensão no vestiário antes de entrar na final com os EUA, neste sábado (10) com brincadeiras e música.

Neste começo de tarde em Paris, elas colocaram para tocar no som máximo a canção "Mulher Brasileira", de Benito de Paula, e estão cantando alto suas estrofes, que dizem: "Agora chegou a vez, vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar/ Norte a sul do meu Brasil/ Caminha sambando, quem não viu/ Mulher de verdade, sim senhor/ Mulher Brasileira é feita de Amor".

Um grupo de jogadoras de futebol está reunido em campo, vestindo uniformes amarelos. Algumas estão em pé, enquanto uma jogadora está ajoelhada, levantando uma mão. O campo é verde e parece ser um momento de estratégia ou celebração.
Jogadoras do Brasil comemoram gol em partida contra a Espanha - Clement Mahoudeau/AFP

O Brasil entra em campo com o peso de um histórico de um jejum de dez anos sem vencer os EUA, após sete derrotas seguidas.

O técnico Arthur Elias, no entanto, tem se esforçado para retirar o peso dos ombros das jogadoras. Ele tem repetido que o time que está nas Olimpíadas de Paris não é o mesmo que foi derrotado anteriormente, e que elas devem desprezar o passado na hora em que estiverem em campo.

A goleira Lorena, 27, deu uma entrevista exclusiva à coluna na sexta (9), um dia antes da final.

Questionada sobre as vitórias anteriores dos EUA sobre o Brasil no futebol feminino, ela afirmou: "Eu, sinceramente, acho que o passado fica no passado. No futebol não dá para falar: 'Eu já fiz, eu já ganhei'. É o hoje. As espanholas foram campeãs mundiais e não medalharam. O que elas fizeram ano passado ficou no ano passado", afirmou.

Nesta Olimpíada, o Brasil ganhou por 4 a 2 da Espanha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.