Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu febre amarela

Férias no Brasil, só com vacina, orientam os EUA

Com febre amarela chegando a SP e Rio e morte de turistas, agência americana faz alerta

“Você está pensando em ir para o Brasil?”, pergunta o New York Times. “Vai precisar de vacina.” É a orientação da agência de controle e prevenção de doenças dos EUA.

Desde o ano passado, destaca o jornal, “237 pessoas, inclusive muitos turistas, morreram” de febre amarela. O vírus “se espalhou até o limite das maiores cidades, São Paulo e Rio”. Sem vacina, diz a agência, “recomendamos que adie a viagem”.

Por outro lado, com imagem de João Dória Jr. na capa e anúncio da Embratur, o Financial Times publicou o caderno de seis páginas “São Paulo: Criando o Futuro”.

Cadernos assim saem regularmente no FT, ouvindo políticos e colhendo publicidade. Sobre Dória, destaca que “ele diz que é um reformista, mas alguns veem autopromoção com ambições maiores”.

A edição trouxe enunciados como “Gastronomia global com aquele ‘twist’ brasileiro”. Ou, ainda, “São Paulo oferece um diagrama do que o Brasil poderia alcançar” e “O lema desta potência urbana é ‘non ducor, duco’: não sou liderado, eu lidero”.

 

TORTURADORA

A troca do secretário de Estado escondeu a nova diretora da CIA. Mas não no NYT, que logo destacou reportagem sua de fevereiro de 2017, intitulada  “Gina Haspel teve papel de liderança em tortura”. Mais precisamente, “ela supervisionou a tortura de dois suspeitos de terrorismo”.

TORTURADOR

O mesmo NYT abriu na primeira página uma longa reportagem sobre o uso de “abuso físico para tomar bilhões”, na Arábia Saudita.

Determinada pelo “príncipe herdeiro”, que será recebido por Trump na semana que vem, a operação deixou “pelo menos 17” feridos e um morto, este com “pescoço torcido, corpo gravemente machucado e distendido, com marcas aparentes de choque elétrico”. Era um general ligado à família real anterior, no poder até 2015.

 

GUERRAS TECNOLÓGICAS

O Wall Street Journal explicou em submanchete que a Qualcomm está “no centro de uma disputa tecnológica” entre os EUA e a China, daí o veto de Trump à venda da “gigante de chips”.

O jornal diz que “Washington está obcecada” em evitar que a produtora de celulares chinesa Huawei tenha acesso, mesmo indireto, a tecnologias que permitam uma “vantagem no desenvolvimento do 5G, a próxima geração”.

ABACUS

Nas últimas semanas, a cobertura do setor nos EUA foi tomada por títulos como “Tecnologia militar chinesa ameaça domínio americano” (Drudge Report e NBC) e “China e EUA se preparam para confronto em inteligência artificial” (MIT Technology Review).

Já o South China Morning Post, que acaba de lançar um site voltado à tecnologia chinesa, Abacus, tem destacado, por exemplo, a estreia dos donos de Tencent e Alibaba na lista dos 20 mais ricos da Forbes.

 
Reprodução/National Geographic

'THE RACE ISSUE'

Com irmãs gêmeas na capa, a revista National Geographic faz edição monotemática e ‘reconhece décadas de cobertura racista’.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.