Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Vídeo da Vale corre mundo como 'dramático, horrível, chocante'

Sobre primeiro mês de Bolsonaro, Drudge destaca que 'escândalos pairam' sobre ele e 'cheira a sujeira'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os canais de notícias e telejornais de Band e Globo falaram em “tsunami”, ao descrever as imagens obtidas pelo produtor Henrique Pereira e divulgadas primeiro pela BandNews, na sexta (1º).

Reproduzidos no exterior (acima, o Guardian), os vídeos deram para a nova tragédia brasileira uma exposição que não vinha tendo.

O New York Times descreveu como “rio mortal” e “avalanche de lama”. O South China Morning Post, como uma “aterrorizante onda de lixo”.

O canal russo RT, como “apavorante”. A Al Jazeera, do Qatar, como “dramático”. A americana NBC, como um “muro mortal de imundície”.

‘CHEIRA A SUJEIRA, CUIDADO’

O agregador Drudge Report (acima, à esq.), referência da direita americana, destacou ao longo do fim de semana que "Escândalos pairam sobre Bolsonaro após o primeiro mês; 'Cheira a sujeira'", linkando o Guardian.

E o semanário Barron’s (à dir.), ligado ao Wall Street Journal, pede "cuidado" ao investidor, citando entre outras coisas os "misteriosos pagamentos ao filho Flávio".

ANTIFA

A Deutsche Welle reportou que um grupo reivindicou o ataque com tinta rosa à embaixada brasileira em Berlim. Mensagem anônima no site Indymedia alemão disse que a ação foi em “solidariedade à resistência feminista, transgênero e antifascista”.

O filho Carlos Bolsonaro compartilhou a estatal alemã via Twitter e questionou se Jornal Nacional “e os portais da Grobo” (sic) iriam cobrir “o ataque contra o presidente assinado por movimentos LGBTXYZWTF, MST e feministas”.

NÃO É FASCISTA

A nova London Review of Books traz como maior destaque um longo ensaio do historiador marxista inglês Perry Anderson, “O Brasil de Bolsonaro”. Questiona chamar o novo presidente de fascista, por razões históricas, e também o paralelo com Donald Trump, que vê como mais inteligente e obstinado.

‘18 BRUMÁRIO’

A maior parte do ensaio é uma crítica ao PT no poder e às suas poucas saídas, hoje.

Baseia muito de sua análise em “O Lulismo em Crise”, do cientista político André Singer, colunista da Folha. “De tempos em tempos, em diferentes países, livros são comparados ao ‘18 Brumário’ de Marx, mas, como síntese de análise de classes, narrativa política e imaginação histórica, nenhum se aproximou dele até este ‘tour de force’ do Brasil”, escreve Anderson.

‘MY NEWSPAPER’

Do nova-iorquino Trump para o publisher e dois repórteres do NYT, durante entrevista:

“Eu vim de Jamaica, em Queens, e me tornei presidente dos Estados Unidos. Eu tenho direito de ganhar uma ótima matéria —só uma— do meu jornal.”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.