Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

EUA e Europa soam alarme para 'Bolsonaro, vilão ambiental'

Aceleração do desmatamento ameaça levar Amazônia a ponto em que 'floresta não poderá se recuperar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete digital do New York Times, ao longo do domingo, “No Brasil, proteções à Amazônia são cortadas e as florestas caem” (imagem acima). Logo abaixo, “quando Jair Bolsonaro virou presidente, reduziu os esforços para combater a extração ilegal de madeira, a pecuária e a mineração”.

O enunciado interno da reportagem foi ainda mais direto: “Sob o líder de extrema direita do Brasil, proteções à Amazônia são cortadas e as florestas caem”.

O mesmo NYT destacou no sábado uma outra chamada, “Mineradores matam líder indígena durante invasão de área de proteção”, no Amapá. Culminou uma cobertura que vinha crescendo em atenção à Amazônia, por veículos como o francês Le Monde e o inglês The Guardian.

Uma primeira reportagem deste último, na quinta (25), enviada por Jonathan Watts de Altamira, no Pará, mostrou com dados que o “Desmatamento na Amazônia se acelera sob Bolsonaro, e cientistas temem ponto de inflexão”, do qual “a floresta não poderá se recuperar”.

O alarme ecoou por veículos como Quartz e Newsweek. Na noite de domingo, o espanhol El País trazia a chamada “O Brasil de Bolsonaro, vilão ambiental planetário”.

PS 10h - Mais sobre Amazônia nas redes públicas de rádio da Alemanha e dos EUA, na revista Science e em editorial do Guardian, "Europa precisa agir para evitar desastre". 

‘A DEMOCRACIA MORRE NA ESCURIDÃO’

Sob o título "Presidente do Brasil levanta possibilidade de prisão para Greenwald", o despacho da Associated Press foi destacado por NYT, Drudge Report e até South China Morning Post.

O editor do Washington Post, Martin Baron (acima), linkou ele próprio a notícia e um alerta contra as "ameaças" ao jornalista no Brasil.

CHINA & AMÉRICA LATINA

Jornais chineses trouxeram no fim da semana análises e reportagens sobre a visita do chanceler Wang Yi à América Latina, com atenção ao Brasil, e a chegada do presidente da Colômbia a Pequim. No resumo do SCMP:

“Os países latino-americanos estão presos no meio do conflito geopolítico entre Pequim e Washington, no momento em que a China reforça laços na região para contrabalançar os efeitos da guerra comercial.”

INTEGRAÇÃO

A agência Xinhua, além de cobrir o encontro de Wang e Bolsonaro, entrevistou o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, “o grande articulador brasileiro do acordo do Mercosul com a União Europeia”. Ele defendeu novas “dimensões” na relação para tornar os dois países “sócios econômicos”, com investimentos e financiamentos, não só comércio.

Afirmou que o Brasil passa por mudanças liberais, trocando a “substituição de importações” por “integração às cadeias globais de valor”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.