Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Após ataques, Guedes estreita laços com dinheiro da China

Mídia chinesa traz primeiros registros sobre 'comentários errados' feitos contra o país, no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias depois da revelação de parte das críticas de Paulo Guedes à China, em reunião ministerial, o ministro falou à Reuters e o New York Times publicou que seu novo secretário de comércio exterior será Roberto Fendt, hoje secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China.

Entra no lugar de Marcos Troyo, especialista em Brics indicado pelo Brasil e escolhido para presidir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), de Xangai, notícia em jornais financeiros asiáticos como o Business Standard.

O chamado Banco dos Brics acaba de emprestar US$ 1 bilhão à Índia, para o combate ao coronavírus. E segundo a agência russa Sputnik vai alocar US$ 15 bilhões para a recuperação da economia dos cinco países-membros.

Por outro lado, o serviço de notícias Sina, ligado à rede social chinesa Weibo, compartilhou um primeiro texto sobre os "comentários errados" referentes à China, no Brasil. Destaca a ex-ministra Kátia Abreu, para quem "a relação entre Brasil e China está acima dos interesses de qualquer governo ou indivíduo".

DESDE PEQUIM

Kai-Fu Lee, ex-presidente do Google China e hoje no fundo Sinovation Ventures, de Pequim, conversou com Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Ventures, em evento de estudantes de Stanford e Berkeley (imagem acima). Abordaram, entre outros temas, a perspectiva de investimento chinês em tecnologia no Brasil

GUERRA FINANCEIRA

Donald Trump chamou coletiva sobre Hong Kong para esta sexta, e o Wall Street Journal adiantou o que ele pode fazer para "realmente machucar a China". Usando seu "amplo alcance sobre o sistema do dólar", pode impor "sanções financeiras" aos bancos chineses que usam a cidade para negócios internacionais.

No chinês Global Times/Huanqiu, "Mundo precisa reconhecer gravidade de uma 'guerra financeira' EUA-China", que teria reflexos globais.

QUATRO OLHOS

Uma semana de pressão sobre Hong Kong e o melhor que Washington conseguiu foi um comunicado em que "Reino Unido, EUA, Austrália e Canadá repreendem China por causa de lei", no título do NYT, com Reuters. Não convenceu sequer a Nova Zelândia, o quinto olho dos "Five Eyes", como é chamado o grupo.

MUDOS

No título do South China Morning Post, de Hong Kong, "Nações evitam linha dura" dos EUA contra a China. Desde o início, como noticiou o Washington Post, a União Europeia resiste, praticamente "muda".

O SCMP cita França e Alemanha, mas chama a atenção mais para Coreia do Sul e Japão, também contidos —e negociando acordo de livre comércio com a China, segundo o primeiro-ministro chinês, citado pelo Global Times.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.