Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

WP e outros alertam para ameaça de 'tomada militar do poder' no Brasil

TVs e jornais europeus, americanos e outros cobrem protestos e perguntam se Bolsonaro tem força para 'torpedear' eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As manifestações de sábado ecoaram do telejornal da rede pública alemã, Tagesschau, ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, do inglês The Guardian ao argentino La Nación e ao canal qatari Al Jazeera.

Também dos diários franceses Le Figaro e Le Monde ao semanal Le Journal du Dimanche, este com os protestos e um texto mais extenso, perguntando no título: "Jair Bolsonaro pode torpedear a eleição presidencial brasileira?".

O Washington Post foi pela mesma linha, com o longo enunciado "Bolsonaro disse que montaria uma tomada militar do poder. Agora, os brasileiros temem que ele possa estar lançando as bases":

Contrastando com o New York Times, que evita as ameaças do presidente brasileiro à democracia, o WP vem acompanhando continuamente a escalada, inclusive o cerco do YouTube a Bolsonaro, derrubando vídeos.

Também a CNN, que entrevistou uma "ex-fã" de Bolsonaro, Isa Soares, dizendo agora: "Foi um erro. Foi o maior erro da minha vida".

'UN PRÉSIDENT GÉNOCIDAIRE'

E Lula voltou a dar entrevista à televisão europeia, agora ao canal de notícias France24, que destacou sua declaração de que "Jair Bolsonaro é um presidente genocida". Mas tratou de questionar a "internacionalização da Amazônia", que chegou a ser aventada pelo presidente francês Emmanuel Macron.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.