Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Agora com quebra da safra, Brasil vai perdendo a China

'Nunca deixem que os outros nos peguem pela garganta ao comer, é questão de sobrevivência', falou Xi no Diário do Povo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Bloomberg, "em dois meses, Brasil saiu da expectativa de safra recorde de soja para a pior colheita" em dois anos.

É a nova projeção da Conab, estatal de abastecimento, que ecoou, quase com comemoração, em sites noticiosos de agricultura dos EUA, como Brownfield, "Grande corte na estimativa do Brasil".

A explicação, da Bloomberg à Reuters e ao canal chinês CGTN (abaixo, imagem de lago gaúcho), é a seca que atingiu sobretudo os três estados do Sul, mais Mato Grosso do Sul.

Pelas mesmas avaliações, apesar da quebra da safra, os preços não sobem mais —e os EUA só não vendem mais— porque a China está deixando de comprar soja pelo mundo.

Na virada do ano, como noticiaram Diário do Povo, Xinhua, South China Morning Post e outros, Xi Jinping falou abertamente que seu país precisa ser "autossuficiente" em soja —e minério de ferro, outro foco das exportações brasileiras.

Uma de suas declarações: "Nunca deixem que os outros nos peguem pela garganta ao comer. É questão básica de sobrevivência".

O noticiário chinês, desde então, informou que a principal região produtora de soja no país, Heilongjiang, no nordeste, divulgou um plano para ampliar a colheita; e que seu ministério da agricultura prepara regras para liberar soja geneticamente modificada.

A explicação estratégica é que "a soja se tornou campo de batalha entre Pequim e Washington durante a guerra comercial da era Trump".

Mas também repercutiram à época as declarações de ministros e do próprio Jair Bolsonaro —quase ameaças— de que a China depende do Brasil, para comer, mais do que o Brasil depende da China.

SOJA RUSSA?

Depois do New York Times, também o alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung publicou, neste início de ano, que a mudança no clima poderá tornar a Rússia um concorrente na produção de grãos, soja inclusive. "O maior país do mundo está mais bem posicionado globalmente para lucrar com o aquecimento."

‘SUPERLOTAÇÃO’

Na Bloomberg, com impacto em mídia social nos EUA, Pequim cobrou Washington pelos problemas gerados pelos satélites de Elon Musk.

E um dos tópicos mais buscados no Google americano foi que a própria Nasa está "preocupada" com o excesso de satélites da SpaceX, após tempestade solar "matar" 40 deles (acima, cena captada no Caribe).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.