Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Sinais de alerta nas eleições, contra Biden, 'estão piscando'

Democratas focam direito ao aborto, mas não está ressoando, diferente da economia, o que favorece oposição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na chamada do New York Times para as eleições, daqui a três semanas, Joe Biden promete que resgatar o direito ao aborto "será prioridade, se expandir a sua maioria" na Câmara e no Senado.

Na reportagem, porém, o jornal acrescenta com destaque que "não está claro se essa questão está ressoando junto aos eleitores".

O mesmo NYT havia manchetado, no dia anterior, uma pesquisa própria mostrando que os "eleitores se preocupam com economia" e, assim, "republicanos ganham vantagem".

E mais, com a foto acima, "os independentes, especialmente as mulheres, estão se inclinando para o Partido Republicano apesar do foco dos democratas no direito ao aborto".

Um mês antes, o jornal já havia publicado a análise "Sim, os sinais de alerta nas pesquisas estão piscando novamente", avisando para problemas crescentes para os democratas.

E a cobertura da economia segue amontoando más notícias. A Bloomberg, usando sua própria ferramenta de projeção financeira, abriu a semana com a manchete "Previsão de recessão atinge 100%, em golpe para Biden", que vem falando o oposto "antes das eleições de meio de mandato".

SUMMERS VS. KRUGMAN

Paralelamente, o economista democrata Lawrence Summers afirmou, em mídia social, que não vê como diminuir a inflação americana sem impor "uma recessão significativa" —em novo confronto público com o economista Paul Krugman, também democrata, que voltou a insinuar inflação transitória em sua coluna.

SOBEM O DÓLAR E A FOME

A alta dos juros pelo banco central americano, para conter a inflação, disparou a moeda e agora o "dólar nas alturas deixa alimentos amontoados nos portos à medida que cresce a fome mundial", ressalta a Bloomberg, listando Gana, Paquistão e outros países mais expostos. "Eles não podem pagar as commodities, eles não têm como pagar."

E na Bloomberg TV o investidor "Mark Mobius avisa que as taxas de juros dos Estados Unidos vão atingir 9%" no ano que vem, se a inflação persistir. Mas ele tem preferido aplicar em emergentes como Índia, Brasil e Turquia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.