Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Vídeo no NYT diz que brasileiros vão decidir 'futuro do planeta'

'Se os brasileiros optam por destruir a vida na Terra, não é um país soberano? Bem, isso é o que Bolsonaro argumenta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alessandra Orofino, diretora do Greg News, na HBO brasileira, e Agnes Walton, do próprio New York Times, produziram vídeo destacado no site do jornal americano, com a chamada "Eleição presidencial do Brasil vai determinar o futuro do planeta", e em mídia social:

Afirmam que "ambos os candidatos são insanamente falhos", mas que não há dúvida sobre como se diferenciam, em relação à Amazônia. Recorrem à jovem indígena Txai Suruí, que "pode explicar por que esta eleição é problema" também dos americanos. Ela diz:

"Porque um candidato quer salvar a Amazônia, e o outro quer queimá-la. A maior floresta tropical do mundo é a minha casa. Mas o resultado dessas eleições ameaça não apenas tudo isso, mas tudo isso." [entra uma imagem da Terra]

Orofino e Walton questionam, nesse sentido: "Se os brasileiros optam por destruir a vida na Terra, não é um país soberano? Bem, isso é o que Bolsonaro argumenta, e ele é amplamente popular por isso".

Relacionam o histórico ambiental de Bolsonaro, defendendo, ao final: "Todos nós precisamos desesperadamente de um novo presidente brasileiro". Por nós, referem-se à "civilização humana".

Listam também o histórico de Lula, acrescentando que terminou em "escândalo de corrupção, mandando Lula para a cadeia por anos" (sic), sem citar por que saiu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.