Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Vitória do 'esquerdista' Lula contra a 'extrema direita', destaca NYT

Após horas de ansiedade, veículos do país e exterior anunciaram resultado aos poucos, com projeção e TSE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao vivo, as cenas na Globo já eram de Lula tentando sair para festejar. William Bonner narrava, quando a voz de Renata Lo Prete avisou, ao fundo: "Acabou, Bonner".

Na Globo, o momento em que entra a imagem com a vitória de Lula
Na Globo, o momento em que entra a imagem com a vitória de Lula - Reprodução

E este proclamou, finalmente: "Aí está. Às 19h57, Renata Lo Prete chamando a minha atenção para este momento. Você está vendo na tela. A Justiça Eleitoral acaba de confirmar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT".

O Datafolha havia projetado a vitória, jornais pelo mundo já noticiavam em manchete, do argentino Clarín ao espanhol El País, e entraram então aquelas de New York Times e demais.

Os enunciados foram do simples "Lula ganha as eleições" até "Brasil elege Lula, ex-líder esquerdista, em desaprovação de Bolsonaro" (abaixo), enfatizando a derrota do "movimento de extrema direita" —que vinha de vitórias em países ricos.

'STUNNING COMEBACK'

A ansiedade dos dois apresentadores da Globo com o apertado placar nacional, por horas e sobretudo no final, se reproduziu pelo mundo.

O inglês The Guardian, a exemplo dos brasileiros, replicou em tempo real os dados que eram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e virou referência para outros, como o americano Semafor.

No final, o Guardian ressaltou seu "assombroso retorno", enquanto o Semafor arriscou "He's Back", ele voltou. Também para CNN e Bloomberg, "assombroso retorno".

No portal Guancha, de Xangai, que entrevistou o ex-presidente no início da campanha e foi agora um dos primeiros veículos chineses a destacar, a manchete foi para "Resultados oficiais anunciados no Brasil: Lula ri por último" (abaixo).

SEM FESTA

Na Globo, mal saiu a notícia, Lo Prete chamou a atenção para o fato de ser o primeiro presidente a voltar ao cargo sendo eleito, nas duas passagens, "de forma democrática".

E Bonner, que já havia exaltado diversas vezes o sistema democrático do país, abordou a dúvida sobre Bolsonaro telefonar e reconhecer a vitória de Lula, como ele havia prometido na própria Globo.

Enquanto isso, SBT e outras redes se voltaram à programação dominical regular, inclusive o Programa Silvio Santos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.