Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Ação contra desmatamento 'surte efeito' do garimpo à Cargill

The Economist e Star Tribune, do Estado americano de Minnesota, reportam avanços às vésperas da COP28

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Economist foi a Lábrea, no Amazonas, e ouviu de garimpeiros ("wildcat miners") que "Lula é um mau presidente". Segundo a revista, "como sugerem as reações iradas, os esforços de Lula para preservar a Amazônia estão fazendo a diferença".

Diz que as "táticas vigorosas surtiram efeito" e cita números como queda de 50% no desmatamento em oito meses. "Mas a luta precisa de dinheiro, policiais --e de um melhor registro de propriedade." A regularização dos títulos é "uma tarefa monstro", em parte porque alguns Estados seriam "resistentes".

No Star Tribune, com a ativista indígena brasileira Beka Munduruku diante da sede mundial da gigante americana do agronegócio, 'Cargill acelera cronograma para acabar com desmatamento no Brasil. Será o bastante?'
No Star Tribune, com a ativista indígena brasileira Beka Munduruku diante da sede mundial da gigante americana do agronegócio, 'Cargill acelera cronograma para acabar com desmatamento no Brasil. Será o bastante?' - Reprodução

A Economist diz que "Lula vai se gabar na COP28", que começa nesta quinta. Ativistas como Beka Munduruku, 21, do Pará, também podem fazê-lo, pelo que noticia o Star Tribune, do Estado de Minnesota, Meio-Oeste americano.

Destacando Beka em frente à Cargill na cidade de Minnetonka, o jornal reporta que "a gigante do agronegócio adiantou em cinco anos a meta de eliminar o desmatamento de suas cadeias de abastecimento nos principais países da América do Sul, incluindo o Brasil".

O anúncio feito na segunda "impacta commodities vitais —soja, milho— e acontece dias antes do início da COP28". Ele veio "após meses de críticas por ambientalistas, incluindo protestos na Cargill em Minnetonka, sobre seu papel na distribuição de soja plantadas nos ecossistemas vulneráveis do Brasil".

Ouve, de um professor especializado em Brasil da Universidade de Minnesota, elogios à tática de pressionar "o capitalista americano", intermediário na exportação de soja, explicando "é uma família que controla" a empresa.

Segundo o Star Tribune, "nos últimos anos a Cargill passou a Bunge como maior 'trader' de soja brasileira".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.