Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Recusada por Biden, Índia se volta de novo para Putin

Jornais indianos destacam viagem do chanceler à Rússia para 'grande número de pactos', inclusive comércio em moedas locais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias após o americano Joe Biden recusar o convite do indiano Narendra Modi para ser o "convidado de honra" do Dia da República, em 26 de janeiro, jornais da Índia noticiam que o chanceler Subrahmanyam Jaishankar vai embarcar para uma visita de cinco dias à Rússia.

No destaque do Deccan Herald, será "em meio a tensões entre Índia e EUA". Segundo o Indian Express, Modi e o russo Vladimir Putin conversam antes por telefone, visando "preparar o terreno para um grande número de pactos financeiros, estratégicos e de infraestrutura".

Reprodução/Indian Express

Fontes do jornal dizem que "um acordo foi fechado" e que Jaishankar leva uma lista de indústrias indianas, de defesa e energia a farmacêutica, para a Rússia aplicar o que acumulou em rupia, a moeda indiana, com a venda de armamentos e petróleo.

O vice-chanceler russo Andrei Rudenko falou à agência Interfax que os países seguirão ampliando negócios em moedas locais, que impulsionaram o comércio bilateral. "Já podemos dizer que o volume [no ano] atingirá nova marca recorde."

O Hindustan Times acrescentou que a visita abordará a cooperação em defesa e em plataformas multilaterais como a Organização para a Cooperação de Xangai e o grupo Brics.

Jaishankar retomou elogios públicos ao bloco, segundo a agência russa Tass, dizendo no domingo que o Brics "vai crescer, aumentar sua influência, porque concordamos em aceitar novos associados em nossa próxima cúpula", em Kazan, na Rússia.

"Brics é uma mensagem de independência, de que as manifestações da diversidade na cultura, na economia e na política devem vir à tona", falou, citando o que o grupo "tenta dizer: Olha, estamos aqui, o mundo não pode ser governado pelas mãos de sete países".

A Índia vinha se aproximando dos EUA e do G7 até as denúncias de atentados contra dissidentes, no Canadá e nos próprios EUA. O convite de Modi a Biden havia sido feito em setembro, no auge da aproximação, e foi recusado agora por "agenda", segundo o Washington Post.

ARÁBIA SAUDITA, NÃO

O saudita Arab News noticia que os houthis, do Iêmen, retomaram os ataques no mar Vermelho —e, segundo seu porta-voz, continuam "proibindo quaisquer navios que viajem para os portos israelenses até que tragam os alimentos e medicamentos de que os nossos leais irmãos na Faixa de Gaza precisam".

O jornal registrou que Omã está mediando conversas, visando "salvar os esforços para acabar com o conflito no Iêmen" que vinham sendo feitos por Arábia Saudita e Emirados.

Arábia Saudita e Emirados que se recusaram a participar do grupo de navios juntado pelos EUA contra os houthis.

Erramos: o texto foi alterado

A moeda indiana é a rupia, não hindi, a língua predominante no país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.