Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia Rússia

Gigantes de commodities agrícolas, Rússia e Brasil buscam articulação

Bloomberg noticia que, após soja e milho, Brasil deve passar EUA em algodão; Rússia, que passou em trigo, tem 'super safra'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bloomberg noticiou, ecoando amplamente na Rússia, do financeiro RBC à agência RIA Novosti, que os governos russo e brasileiro buscam "possíveis datas" para reativar a Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira de Cooperação, voltada a comércio, investimento e outros.

Saída da conversa entre os chanceleres Serguei Lavrov e Mauro Vieira na ONU, a primeira reunião será entre o primeiro-ministro Mikhail Mishustin e Geraldo Alckmin, que comandarão a comissão. Rússia e Brasil estão na presidência, respectivamente, do Brics e do G20.

Na Bloomberg, 'Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho e soja. O algodão é o próximo'
Na Bloomberg, 'Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho e soja. O algodão é o próximo' - Reprodução

A Bloomberg tem destacado a aproximação entre os dois países no comércio de derivados de petróleo, com o Brasil comprando não só mais fertilizantes, mas gasolina e diesel, com desconto, virando o segundo maior cliente russo. Até então, comprava diesel dos EUA.

Os dois também vem se tornando potências agrícolas na última década à custa dos EUA —e à base do uso dos fertilizantes russos. Em nova chamada retumbante da Bloomberg, "Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho e soja. O algodão é o próximo" (acima).

Com a "safra robusta" no Brasil e o Texas, "maior produtor americano", enfrentando seca e alta temperatura, a expectativa é que o país passe os EUA em vendas no período que começa, 2023-24. A notícia já chegou à agência chinesa Xinhua, ouvindo produtor brasileiro.

De sua parte, a Rússia passou os EUA na exportação de trigo. Segundo o Financial Times, com "supersafra" neste ano, o trigo russo levou à queda global dos preços, mesmo com "disrupção nas exportações da Ucrânia" e produção menor de Argentina e Canadá.

EM VLADIVOSTOK

O acesso a commodities agrícolas russas foi o foco de South China Morning Post, Global Times e outros para o Fórum Econômico do Oriente, em Vladivostok, que contou com Vladimir Putin. Anunciou-se novo eixo logístico do Corredor Terrestre de Grãos Rússia-China.

A China, por segurança alimentar, quer importar "soja, milho, cevada, trigo, carne e laticínios da Rússia". A produção agrícola crescente na Sibéria e outras regiões orientais russas é projetada há tempos, inclusive pelo New York Times, como efeito da mudança no clima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.