O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso
Descrição de chapéu dia dos pais

Quem inventou o Dia dos Pais?

No Brasil, a festa chegou em 1953, por sugestão do publicitário Sylvio Bhering

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia próximo dia 14, segundo domingo de agosto, comemoramos o Dia dos Pais (alô, alô, Rodrigo, Beatriz e Antonio!). A ideia nasceu na antiga Babilônia, há mais de 4.000 anos.

Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, o rei Nabucodonosor.

Consumidores vistos em reflexo de vitrine de loja masculina na rua José Paulino, no Bom Retiro, em São Paulo - Apu Gomes/Folhapress

Quem inventou o Dia dos Pais como conhecemos hoje?

Aí foi uma ideia da garota americana Sonora Louise Smart Dodd, em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart. A data escolhida para a primeira comemoração, em 1910, foi a do aniversário de William: 19 de junho.

Outras famílias do estado de Washington começaram a festejar o dia especial e, a partir de 1966, ele se tornou uma festa nacional.

Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de junho. É a data adotada pela maior parte dos países.

Como ele chegou ao Brasil?

No Brasil, a festa chegou em 1953, por sugestão do publicitário Sylvio Bhering. Outras fontes dão esse crédito ao jornal "O Globo", que difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio.

Dois anos depois, os jornais da empresa Folha da Manhã se uniram com a TV Record, a Rádio Panamericana e a Rádio São Paulo para comemorar o Dia dos Pais pela primeira vez em São Paulo.

Organizaram um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais velho, e o que tinha maior número de filhos. Dos mil inscritos, os contemplados foram um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um pai com 31 crianças.

A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Depois, foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Há outras datas em que se comemora o Dia dos Pais?

Em alguns países, como Itália e Portugal, a data é comemorada em 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.