Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Motim no Ceará aumenta tensão entre governadores; sete estados têm demandas

Aumento concedido por Zema (Novo-MG) a policiais repercutiu mal entre colegas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O motim de militares no Ceará nesta quarta (19), quando o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado, aumentou a tensão entre governadores país afora. Há demandas de reajustes salariais em pelo menos outros sete estados. A atitude de Romeu Zema (Novo-MG), de dar aumento de 41,7% para policiais, mesmo com as contas quebradas, repercutiu mal entre colegas, que agora dizem estar mais pressionados. Para governadores, há ainda um agravante: as corporações têm se sentido mais fortes do que nunca sob Jair Bolsonaro.

Amigos A presença de aliados das forças de segurança no Congresso dão força a mobilizações, dizem governadores. 

Alerta O presidente da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, sargento Leonel Lucas, diz que a situação está mais complicada em três estados. "Estamos temerosos com Ceará, Paraíba e Espírito Santo", diz. Segundo Lucas, a entidade representa 80% dos 480 mil PMs do país. 

Segue o líder Há também demandas em Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas --nos dois últimos ainda restritas a policiais civis, que ameaçam parar durante o Carnaval. 

Calma Comandante-geral da PM da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves afirma que tem havido diálogo em seu estado e que o foco prioritário das reivindicações é pela redução na distância dos salários de servidores ativos e inativos. Ele nega haver um movimento nacional.

Tiroteio

Quando se usa esse tipo de relação é puro diversionismo, é desvio de foco. A pessoa é advogada e faz papel de lobista
Do jurista Wálter Maierovitch sobre o advogado de Flávio Bolsonaro comparar a morte de Adriano da Nóbrega à da menina Ágatha

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta quinta (20) clique abaixo:

Após fala de Heleno, governo diz a deputados que acordo de orçamento está mantido

Deputado licenciado tenta licença médica e irrita Maia

Polícia do Senado flagra servidor fraudando ponto, abre inquérito e manda alerta

Economia avalia cobrir aumento de gastos no Fundeb com abono salarial

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.