Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pelo menos 7 estados impõem controle em divisas contra coronavírus

Segundo governadores, medidas tentam conter avanço da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Circuito fechado Governadores de pelo menos sete estados decidiram, por meios próprios, tomar medidas de isolamento no enfrentamento ao coronavírus. O movimento é para impedir ou dificultar a entrada de pessoas que venham de lugares em que a transmissão já se alastrou. A Bahia foi à Justiça para conseguir fazer uma barreira sanitária de viajantes de São Paulo e Rio, o Maranhão também vai entrar com ação judicial e Goiás pretende fechar aeroportos, o que dependeria de aval da União.

Pedi para parar Ronaldo Caiado (DEM-GO) pediu o fechamento dos aeroportos ao ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura). Como não foi atendido, estuda interditar terminais e também as rodoviárias por conta própria. Para o ministério, a medida poderia atrapalhar o trânsito justamente de remédios.

Cancela Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí, Maranhão e Rio de Janeiro ampliaram controles nas divisas. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), baixou decreto proibindo a entrada de ônibus de outros estados, além de cultos religiosos com mais de 30 pessoas. Ceará proibiu a circulação também dentro do estado.

SOSA Bahia só conseguiu começar a inspeção de visitantes com autorização da Justiça Federal. Na decisão, o juiz Eduardo Carqueija afirmou que a proliferação do coronavírus está sendo arrasadora para os sistemas de saúde e que “sem a adoção das cautelas necessárias, o que se avizinha é um verdadeiro desastre”.

Tamo junto Na falta de uma coordenação nacional, os governadores do Nordeste farão reunião virtual nesta sexta (20) para padronizar as suas ações.

Por cinco A Advocacia-Geral da União fez um chamamento interno para selecionar voluntários dispostos a trabalhar excepcionalmente para o Ministério da Saúde em tempos de coronavírus. Eram três vagas, apareceram 15 candidatos.

Fiado A Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro está tentando veicular campanha de conscientização e contra fake news no enfrentamento à crise do coronavírus. Mas há um problema: não há dinheiro para as ações.

Camaradagem O plano das agências que cuidam da Secom é conseguir publicar as peças pro bono, ou seja, sem pagar pelo espaço. Com o lema "juntos somos mais fortes", a campanha foi desenvolvida há cerca de duas semanas, quando o presidente ainda chamava a crise com a doença de histeria.

Tiroteio

A irresponsabilidade desse cérebro confuso contribui para malbaratar o patrimônio diplomático do Brasil

De Aloysio Nunes (PSDB-SP), ex-ministro das Relações Exteriores, sobre a crise diplomática com a China criada por Eduardo Bolsonaro

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta sexta-feira (20) clique abaixo:

Pelo menos 7 estados impõem controle em divisas contra coronavírus

Sem controle de fronteiras, combate a coronavírus é 'enxugar gelo'

Ministros do STF se isolam após Alcolumbre ser diagnosticado com coronavírus

Erramos: o texto foi alterado

O termo correto para definir o limite entre estados é divisa, e não fronteira, como afirmava versão anterior deste texto.​

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.