Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Procuradora nota 'efeito Gilmar' em liberação de verbas do Ministério da Saúde

Ministro diz em live não ser possível que coisas assim ocorram e cobra regularidade em repasses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo Élida Graziane diz ter notado nos dados de repasses de verbas da Saúde para estados e municípios um possível 'efeito Gilmar Mendes', em alusão às críticas feitas pelo ministro do STF à gestão de Eduardo Pazuello.

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde liberou R$ 4,977 bilhões para estados e municípios para o combate ao coronavírus.

O valor, segundo notou a procuradora, equivale a 42% de tudo o que havia sido liberado até então, desde 18 de março, quando Jair Bolsonaro baixou o decreto de calamidade pública em razão do coronavírus.

"A pressão do Ministro Gilmar Mendes parece ter chegado à execução orçamentária do Ministério da Saúde", escreveu Élida em uma rede social.

O repasse coincidiu com o aniversário de dois meses do general Pazuello no cargo.

Em live nesta quinta (16), sobre pacto federativo e as finanças estaduais, o ministro Gilmar Mendes comentou conversa que teve com o economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, sobre a liberação de verbas da véspera.

"Zé Roberto me chamava atenção, que talvez um subproduto dessa querela com o Ministério da Saúde ou com a gestão do Ministério da Saúde é que nós tivemos de súbito a liberação de recursos que estavam travados. Se disse brincando que era efeito positivo da polêmica Gilmar x Ministério da Saúde", afirmou Gilmar.

"Não é possível que essas coisas ocorram ao acaso, é preciso que haja regularidade, fundamentalmente na área da saúde", concluiu o ministro.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.