Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Desembargadores comemoram nova norma da Polícia Federal que facilita acesso a armas

Tribunais serão responsáveis por atestar capacidade técnica e aptidão psicológica dos seus membros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A instrução normativa publicada pela Polícia Federal que facilita o acesso de armas de fogo por juízes foi comemorada pela categoria.

Divulgada nesta quinta-feira (20), a IN-174 determinou que a aptidão psicológica e a capacidade técnica de juízes e membros do Ministério Público para ter acesso a armas de fogo sejam atestadas pelas próprias instituições de que fazem parte.

Além disso, a PF não exigirá documentos já existentes em sistemas da instituição ao longo do processo de aquisição, registro e porte de armas.

O desembargador Edison Brandão, do Tribunal de Justiça de São Paulo, chamou a instrução normativa de "expressiva vitória".

"A luta antiga de nossa presidente [Renata Gil], de sua diretoria e dos que as acompanham. A PF reconheceu expressamente a possibilidade do tribunal a que o membro judiciário está adstrito atestar as condições técnicas e psicológicas para que ele possa comprar uma arma de fogo", diz Brandão, que é assessor presidente da Associação de Magistrados Brasileiros.

"O magistrado terá apenas um comunicado do tribunal para poder efetuar a compra de sua arma para defesa pessoal conforme a lei complementar nos autoriza. É uma vitória incrível", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.