Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Parlamentares da base do governo lideram posts com desinformações no Twitter

Primeiro colocado, Osmar Terra publicou 104 mensagens com dados falsos e obteve 1 milhão de interações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Osmar Terra (MDB-RS), médico e ex-ministro (Cidadania), está na liderança entre os parlamentares que mais disseminaram desinformações sobre o coronavírus no Twitter, segundo levantamento do portal de checagem Aos Fatos.

O site verificou mil mensagens publicadas por deputados e senadores sobre a pandemia de Covid-19, entre os dias 11 de março e 15 de dezembro.

Entre os assuntos mais comentados, destaques para o incentivo ao uso de cloroquina ou demais medicamentos sem eficácia comprovada no combate ao vírus e teses considerando que medidas de isolamento são inúteis.

O mais engajado, Terra publicou 104 mensagens com dados falsos ou imprecisos e obteve 1 milhão de interações no Twitter.

Segundo o levantamento de Aos Fatos, Terra foi o responsável por um terço da desinformação. Ele, ainda, postou outras 44 mensagens com dados precisos sobre a pandemia de Covid-19.

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está em segundo com 42 postagens contendo notícias falsas ou com imprecisão e conseguiu 621 mil interações. Atrás vem a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que levou ao ar 27 mensagens sobre o coronavírus e colheu 312 mil curtidas e retweets.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), com 24 mensagens e 242 mil curtidas, e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), após seis posts e 141 mil interações, completam a lista dos cinco primeiros colocados.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.