Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Servidores da Fundação Casa de SP anunciam greve para quarta (3)

Sindicato representante da classe critica aumento de 5,75% anunciado pela gestão Tarcísio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Sorocaba (SP)

Servidores da Fundação Casa, do governo de São Paulo, anunciaram que entrarão em greve à meia-noite da próxima quarta-feira (3). Os funcionários, representados pelo Sitsesp (Sindicato da Socioeducação de SP), reivindicam reajuste salarial, maior segurança no ambiente do trabalho e valorização profissional.

Curso pré-vestibular oferecido pela Fundação Casa em São Paulo - Divulgação

A classe se posicionou contrária ao aumento de 5,75% anunciado pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), valor abaixo da reposição inflacionária de 6,70%.

"Teremos que entrar em greve. Nosso ambiente de trabalho não está seguro", afirma Claudia Maria, presidente do sindicato. "Se você não valoriza o profissional, ele não aguenta ficar dentro do sistema e adoece, especialmente com um convênio médico que sofrerá um aumento elevado", diz.

O sindicato também se mostrou preocupado com o fechamento de centros socioeducativos. Em abril, foi anunciada a suspensão das atividades do Complexo Raposo Tavares, que integra os centros Nova Aroeira e Ipê.

O Sitsesp solicitou requerimento, por meio do deputado estadual Teonilio Barba (PT-SP), para cobrar explicações sobre os fechamentos e se há previsão de novas instituições terem atividades suspensas. A informação consta em Diário Oficial publicado em 28 de abril.

Segundo a Fundação Casa, o movimento de fechar centros não tem relação com a greve. A entidade justifica o fechamento de Raposo Tavares pela baixa demanda de adolescentes. Os servidores que trabalhavam nas unidades Nova Aroeira e Ipê foram transferidos para centros de Osasco, Jardim Luiz e Vila Maria.

Nesta terça (2), sindicato e governo se reunirão na Casa Civil, às 14h. Estarão presentes o presidente da Fundação Casa, João Veríssimo Fernandes, e o secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Casa, afirma que, entre 2018 e 2022, a instituição concedeu 18,9% de reajuste para os servidores, incluindo benefícios de vale-refeição, auxílio-creche e auxílio-funeral. Já o vale-alimentação sofreu elevação de 45,4% no mesmo período.

Leia a íntegra do posicionamento divulgado à Folha pela Fundação Casa:

"A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Casa, esclarece que o Governo do Estado de São Paulo ofereceu 5.75% de reajuste salarial, inclusive sobre os benefícios (vale refeição, vale alimentação, auxilio creche e funeral), aos servidores.

A proposta foi recusada, em assembleia, no último dia 29 de abril. A Instituição reforça que, desde o início da campanha salarial, em março deste ano, vem dialogando com os representantes dos servidores e do Sindicato dos Trabalhadores nas Fundações Públicas de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Privação de Liberdade do Estado de São Paulo (Sitsesp).

O Tribunal Regional do Trabalho concedeu, ontem (30/05), liminar que obriga a permanência de 70% dos servidores, de cada área de atuação (Agente de Apoio Socioeducativo e Operacional, Agente Educacional, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Pedagogo e Professor de Educação Física), para garantir a execução da medida socioeducativa em todo o Estado de São Paulo. Caso seja descumprida a ordem judicial relativa ao emprego de 70% dos servidores em atividades, o Sitsesp será multado em 200 mil reais por dia.

Vale destacar que, entre 2018 e 2022, a Fundação Casa concedeu 18,91% de reajuste para os servidores, incluindo os benefícios do vale-refeição, auxílio-creche e auxílio-funeral. O vale-alimentação, por sua vez, teve elevação 45,42% no mesmo período."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.