Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Janaina Paschoal diz que flores dadas por Marta durante impeachment foram 'gentileza'

Cena vem sendo lembrada por opositores ao retorno de ex-prefeita ao partido para ser vice de Boulos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A advogada e ex-deputada Janaína Paschoal minimiza o episódio em que recebeu flores de um grupo de senadoras, entre elas Marta Suplicy, durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

As então senadoras Ana Amélia e Marta Suplicy entregam flores à advogada Janaina Pascoal e ao advogado Miguel Reale durante intervalo da sessão do Senado que aprovou o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016 - Alan Marques/ Folhapress

A cena vem sendo lembrada por petistas que rejeitam o retorno de Marta ao partido, para ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

"Foi apenas um gesto de gentileza de algumas senadoras, porque aquele processo foi muito duro, muito pesado. Eu não esperava. Nem era a Marta que estava segurando o buquê, era a senadora Ana Amélia (RS)", diz Janaína, uma das autoras da ação que deu origem à cassação de Dilma.

Marta na época estava no MDB e votou a favor do impeachment. Segundo a ex-deputada estadual, elas nunca foram próximas e não mantiveram contato desde então. "Eu naquela época fiz questão de manter uma certa distância respeitosa dos senadores", afirma.

O ponto mais relevante que pode atrapalhar o retorno de Marta ao PT, diz Janaína, é o fato de a ex-prefeita hoje fazer parte da gestão de Ricardo Nunes (MDB) na capital, como secretária de Relações Internacionais.

"Eu acho muito estranho isso, porque ela é uma mulher forte na prefeitura, não é uma secretária lateral", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.