Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu mudança climática

Secretaria do Meio Ambiente do Pará autoriza obra fundamental para COP30

Dragagem do posto de Belém é necessária para possibilitar entrada de navios maiores, que será usados para acomodar visitantes do evento em 2025

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria do Meio Ambiente do Pará autorizou a dragagem no Porto de Belém. Esta licença era necessária para a logística da COP30, possibilitando que embarcações de grande porte, como transatlânticos, usem o porto.

Diversas dessas embarcações deverão ser utilizadas como hospedagem para turistas e autoridades durante a realização do evento, em novembro de 2025.

A Companhia Docas do Pará tem um prazo de 30 dias para apresentar um cronograma das operações de dragagem, definir a tecnologia a ser utilizada e apresentar um Plano de Ação de Emergências e de Emergência Individual.

Uma simulação da dragagem de um trecho da Baía do Guajará, especificamente no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), foi realizada no mês passado, em São Paulo, no Laboratório de Tanque de Provas Numéricas da Universidade de São Paulo (USP). Um segundo teste de simulação ocorrerá no domingo (7).

Imagem de uma orla com guindastes amarelos ao longo de um calçadão pavimentado. À direita, há pessoas caminhando e árvores plantadas ao longo do caminho. À esquerda, há um corpo d'água com guindastes e estruturas industriais ao fundo.
Estação das Docas, revitalizada de antigos galpões da Companhia das Docas do Pará, no porto de Belém - Giuseppe Bizzarri-3.set.2012/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.