Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

JBS e executivos da empresa são processados nos EUA

Acionistas minoritários dizem que valor pago por empresa da JBS foi excessivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começa nos próximos dias, na justiça de Delaware, nos EUA, o julgamento de uma ação movida por acionistas minoritários da processadora de carne de frango Pilgrim’s Pride contra a JBS, controladora da companhia.

Eles questionam o valor de US$ 1,3 bilhão pago pela Pilgrim’s à empresa dos irmãos Batista em 2017 para comprar a Moy Park. O argumento é que a JBS pressionou executivos da Pilgrim’s a aprovarem a aquisição a um preço superior ao valor de mercado.

Funcionários em planta da JBS em Lapa (PR) - Ueslei Marcelino - 24.mar.19/Reuters

Conflito... À época, a JBS precisou vender ativos para pagar valores previstos em seu acordo de leniência com a Justiça brasileira, assinado também em 2017. Seis dos nove diretores do conselho de administração da Pilgrim’s Pride foram nomeados pela própria JBS.

...de interesse Os acionistas minoritários processaram também André Nogueira, CEO da subsidiária americana da JBS, e Gilberto Tomazoni, CEO global da brasileira, além de William Lovetta, presidente da Pilgrim’s quando a aquisição foi anunciada.

Cenário... A JBS e os executivos incluídos na ação judicial tentaram, sem sucesso, evitar que o foro do caso fosse o estado de Delaware, cujo poder judiciário é conhecido pela celeridade e por ser mais sensível a pleitos de acionistas minoritários.

...americano Advogados familiarizados com o caso e com os trâmites locais afirmam que o mais provável é que um juiz determine a realização de avaliações independentes para mensurar o valor de mercado da Moy Park em 2017.

Preço justo Se o montante destoar do que foi efetivamente pago pela Pilgrim’s pelo ativo, os minoritários poderão ser indenizados.

Outro lado Procurada, a JBS afirma que “a aquisição da Moy Park foi aprovada por unanimidade pelo Comitê Especial do Conselho de Administração da Pilgrim’s Pride Corporation, composto exclusivamente por membros independentes representando os acionistas minoritários.” 

Festas Enquanto parte do PIB jantava com Hamilton Mourão na casa de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, nesta terça (26), outra comemoração acontecia em São Paulo. Luís Eulalio Bueno Vidigal, ex-presidente da entidade, reunia amigos e familiares para comemorar seus 80 anos.

No escritório Cerca de 27% dos brasileiros dizem se sentir desconfortáveis quando chefiados por mulheres, diz o instituto Ipsos. A taxa é a quarta maior entre 27 países.

Previdência... Luciano Hang, dono da Havan, que no ano passado se vestiu de papai Noel, palhaço e marinheiro em vídeos divulgados na internet para defender a candidatura de Bolsonaro, agora abraça uma nova causa: vai se dedicar a uma campanha a favor da reforma da Previdência.

...ou morte Sobre a recente escalada na tensão entre o governo e o Legislativo, o empresário diz que vai dar tudo certo. “A responsabilidade da reforma é de todos os brasileiros, mas principalmente do Congresso. É Previdência ou morte”, afirma ele.

Otimismo... O setor eletroeletrônico criou cerca de 4.200 empregos no primeiro bimestre de 2019, segundo a Abinee (associação da indústria). A alta foi de 1,8% em relação a dezembro de 2018, acima do esperado, segundo Humberto Barbato, presidente da entidade.

...industrial O aumento está apoiado apenas em uma expectativa positiva dos empresários, não em ações concretas do governo ou de crescimento econômico, afirma ele. 

Direito... O TJ-SP decidiu nesta quarta (27) que construtoras poderão realizar obras baseadas em regras anteriores às determinadas pelo Plano Diretor de São Paulo, em vigor desde 2014, e pela lei do zoneamento, de 2016.

...de protocolo Na prática, construções poderão ser erguidas com as normas vigentes no momento em que o projeto foi entregue à prefeitura. O MP ainda pode recorrer.

com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.