O Facebook informou nesta quinta (27) que atualizará seus termos de serviço para explicar aos usuários da rede social como ganha dinheiro. A companhia diz que não fará mudança na política e na forma que coleta dados, mas alterações de comunicação para esclarecer o funcionamento da rede social.
Desde o início de 2018, quando protagonizou a polêmica do uso irregular de dados pessoais com a consultoria Cambridge Analytica, a empresa fez mudanças na comunicação de suas políticas, num esforço de tornar informações mais acessíveis diante da pressão de órgãos reguladores.
O depoimento do presidente da companhia, Mark Zuckerberg, ao Congresso americano no ano passado evidenciou a falta de conhecimento sobre a monetização da plataforma pelos próprios interrogadores, que não entendiam como o Facebook ganhava dinheiro.
A rede social diz que deixará mais claro que não cobra "pelo uso de produtos porque empresas e organizações pagam para exibir anúncios", diz Anna Benckert, vice-presidente jurídica em publicação da companhia.
As atualizações, que também versam sobre propriedade intelectual sobre conteúdos e remoção dos mesmos, vieram de trabalho com a European Consumer Protection Cooperation Network, associação ligada à proteção de consumidores na Europa, e de diálogos com reguladores ao redor do mundo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.