Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Facebook atualiza termos de serviço para explicar como ganha dinheiro

Depois de série de escândalos de privacidade, empresa reforça comunicação sobre políticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Facebook informou nesta quinta (27) que atualizará seus termos de serviço para explicar aos usuários da rede social como ganha dinheiro. A companhia diz que não fará mudança na política e na forma que coleta dados, mas alterações de comunicação para esclarecer o funcionamento da rede social.

Desde o início de 2018, quando protagonizou a polêmica do uso irregular de dados pessoais com a consultoria Cambridge Analytica, a empresa fez mudanças na comunicação de suas políticas, num esforço de tornar informações mais acessíveis diante da pressão de órgãos reguladores.

Presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, depois de reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, em maio
Presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, depois de reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, em maio - AFP

O depoimento do presidente da companhia, Mark Zuckerberg, ao Congresso americano no ano passado evidenciou a falta de conhecimento sobre a monetização da plataforma pelos próprios interrogadores, que não entendiam como o Facebook ganhava dinheiro. 

A rede social diz que deixará mais claro que não cobra "pelo uso de produtos porque empresas e organizações pagam para exibir anúncios", diz Anna Benckert, vice-presidente jurídica em publicação da companhia. 

As atualizações, que também versam sobre propriedade intelectual sobre conteúdos e remoção dos mesmos, vieram de trabalho com a European Consumer Protection Cooperation Network, associação ligada à proteção de consumidores na Europa, e de diálogos com reguladores ao redor do mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.