Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários calculam impacto pulverizado se Brasil sair do Mercosul

Entre os 2.123 municípios exportadores, 1.125 fazem negócios com o bloco, segundo pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Respingo Preocupadas com os efeitos de uma eventual decisão brasileira de deixar o Mercosul, empresas de diferentes portes e setores calculam o grau de pulverização do estrago. Há forte receio em relação ao comércio exterior realizado pelos negócios locais. Entre os 2.123 municípios exportadores do Brasil, 1.125 vendem para os países do bloco, segundo levantamento feito pela indústria nesta sexta (25). Nas multinacionais, a preocupação maior é a movimentação de profissionais. 
 

Burocracia Diana Quintas, sócia da empresa de migração Fragomen, afirma que, sem o Mercosul, o processo de expatriação seria dificultado com outros países vizinhos. Voltaria a necessidade de visto de trabalho com processo no Ministério da Justiça e esperas longas. 

Troca de mão de obra Segundo a especialista, Argentina e Uruguai poderiam ser poupados porque possuem acordos bilaterais com condições imigratórias semelhantes.

Bagagem Ela alerta para a dificuldade de execução e compara ao brexit. “Lá, eles não haviam pensado em todas as consequências imigratórias. Como vamos conseguir lidar com isso aqui no Brasil?”, diz. 
 

Melhor idade A consultoria Mais Diversidade vai lançar no início do ano que vem um fórum sobre gerações e futuro do Trabalho, reunindo altos executivos de grandes empresas. Na pauta está a empregabilidade de profissionais mais velhos após a reforma da Previdência e a maior permanência deles no mercado.

Lista A solicitação do senador democrata Charles Schumer, nesta semana, para investigar a ByteDance, dona do aplicativo de vídeo TikTok, é mais uma das investidas americanas contra os chineses. Nos últimos meses, as empresas Huawei, Hikvision e Dahua, foram alvo de sanções.

Lupa A preocupação das autoridades dos EUA é uma lei chinesa que exige a cooperação das empresas privadas com oficiais de inteligência da China. Em Washington, muitos acreditam que a medida permitirá a Pequim espionar usuários americanos do TikTok, de acordo com o jornal Financial Times. 

Controle dos pais No Brasil, por enquanto, há preocupação apenas entre pais de crianças e adolescentes que usam a plataforma para assistir a vídeos de humor infantil. Recentemente, o aplicativo começou a circular cenas de conteúdo adulto com o ator pornô Kid Bengala e imagens sensualizadas, conforme antecipou a coluna. 

Bolso A fintech de empréstimo online Creditas expande sua área de atuação. Planeja vender eletrônicos, viagens e cursos de pós-graduação. O alvo são funcionários das mil empresas com as quais tem acordo para oferecer consignado. Quer disponibilizar itens caros a clientes com pouco limite no cartão.

Astronauta A Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut e Chivas, anuncia que está começando a experimentar uma tinta desenvolvida com tecnologia da Nasa nas paredes de seus galpões. A pintura tem dióxido de titânio e óxido de zinco em sua composição.

Copo Os testes estão acontecendo na fábrica de Resende (RJ), onde são envelhecidos os insumos dos uísques Natu Nobilis e Wall Street, da vodca Orloff, da cachaça São Francisco e do conhaque Domecq. 

Espacial A fabricante planeja levar a técnica para outras unidades. Desde que a pintura começou a ser usada, a Pernod Ricard calcula que a evaporação da bebida no processo de envelhecimento tenha caído 0,8%, o que equivale a cerca de 35 mil litros.

Sei o que vocês fizeram... As travessias da Dersa no litoral paulista terão sete embarcações de reforço a partir do verão: quatro para carros e três só para pedestres e ciclistas. A ação faz parte do investimento do governo em motores, reformas e manutenção, no esforço de embelezar o ativo para transferir ao setor privado. 

...no verão passado A travessia de pedestres, que é gratuita, preocupa potenciais investidores privados. Ao levar de graça pessoas e bicicletas, as balsas perdem espaço de carros pagantes, o que compromete o faturamento do serviço. As lanchas adicionais são vistas como alternativa.

Enfeite A argentina Todomoda, de acessórios para jovens, vê expansão no Brasil. Em novembro começa a abrir seis lojas em São Paulo, na capital, no ABC e em Ribeirão Preto. Com 600 pontos em países como Chile, Peru e México, quer chegar a 500 no Brasil em sete anos. O centro de distribuição ficará em Itajaí (SC).

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.