Dados sobre o resultado das vendas em shoppings durante o Natal voltaram a ser contestados por associação que reúne lojistas.
O alvo agora é o levantamento da Abrasce, entidade que reúne os shoppings. A Ablos, de lojas satélite, afirma que o desempenho de seus lojistas não reflete o crescimento apontado nesta quinta (30).
Segundo a Abrasce, as vendas no período tiveram crescimento nominal de 3,1% (sem descontar a inflação). A entidade considera o período de 19 a 24 de dezembro e leva em conta informações da Cielo.
A Ablos não questiona as informações da empresa de pagamentos, mas pede que o resultado divulgado pelos shoppings seja detalhado por segmento.
O objetivo, afirma a associação, é entender qual a contribuição das lojas de diferentes portes no avanço do setor. Também seria possível avaliar qual parte do faturamento vem de outras atrações, como cinemas e restaurantes.
Em dezembro, a mesma associação contestou resultados positivos de outra organização do setor, a Alshop, que havia apontado crescimento nominal de 9,5%.
Criada há cerca de um ano, a Ablos não realiza estudos próprios sobre os resultados do varejo.
A Abrasce diz que realiza estudos proprietários via instituições de pesquisa sólidas no mercado. Afirma seguir metodologias internacionais e ter o compromisso de promover a transparência.
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