Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Crise da Backer pode impactar segmento de cerveja artesanal

Para especialista em reputação, empresas precisam mostrar que adotam processo produtivo rigoroso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Contaminação Seja qual for o desfecho da investigação sobre os produtos contaminados da Backer, a crise da cerveja que levou quatro pessoas à morte deixará sequelas em todo o segmento de cervejas artesanais. O que se comenta no mercado cervejeiro é que o episódio da fabricante mineira prejudicou o atributo mais explorado pelas marcas de bebidas feitas artesanalmente, ou seja, sua oposição às gigantes industriais. A pequena escala, que era um diferencial, passa a ser questionada. 

Cerveja 'Belorizontina' da Backer - Douglas Magno/AFP

Memória Rosângela Florczak, professora de gestão de reputação da ESPM, pondera que, se houver redução do consumo, será passageiro, assim como já aconteceu em outras ocasiões com alimentos como leites e achocolatados.

Transparência Florczack avalia que os fabricantes de cerveja artesanal deveriam elaborar um trabalho de comunicação sobre seu processo produtivo para que o consumidor não passe a associar o produto a uma possível falta de rigor.    

Gole “Precisam explicar como o setor evoluiu nos últimos anos. Acho que a crise vai separar o joio do trigo. Vai deixar as cervejarias mais organizadas em melhor posição. Mas não acho que o cliente fará um movimento tão radical de confiar só no industrializado. Isso depende da forma como o segmento vai atuar”, diz. 

Copo A Backer apresentou à Justiça, nesta sexta (17), um vídeo que apontaria sabotagem nos barris de monoetilenoglicol adquiridos de um fornecedor da empresa.

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo   

Governo paulista espera novo investimento da Bracell no estado ​

Indústria de água mineral eleva produção após crise de abastecimento no Rio 

Baixa renda impulsionou demanda por crédito em 2019 

Aérea de baixo custo fará promoção com novos voos para Buenos Aires 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.