Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anvisa interdita marcas da cervejaria Backer no varejo

Segundo a agência, interdição foi decidida após análise de contaminação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois que o Ministério da Agricultura interditou a fabricação da cervejaria Backer na semana passada, a Anvisa proibiu, nesta sexta-feira (17) a comercialização da bebida, ou seja, os varejistas devem recolher os produtos para os seus depósitos. 
 

Cerveja Belorizontina da Backer - DOUGLAS Magno/AFP

A agência informa que tomou a decisão após a nova divulgação de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, que comprovou a contaminação pelo monoetilenoglicol e pelo dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas da fabricante. 

A ação foi tomada para evitar que as cervejas já distribuídas cheguem ao consumidor, segundo o órgão. 

"Os resultados das análises apontam que a fonte de contaminação nas cervejas da marca pode ser sistêmica e não apenas pontual, ou seja, pode não estar restrita aos lotes específicos que já foram analisados. Por essa razão a Anvisa decidiu pela medida cautelar para os lotes fabricados no mesmo período de tempo daqueles que já tiveram sua contaminação comprovada por laudos", diz comunicado da Anvisa.  

Segundo a agência, a medida, que é preventiva e vale para o país todo, visa interromper o risco aos consumidores e será mantida até que a fabricante comprove a eliminação dos contaminantes.  


De acordo com a Anvisa, embora o Ministério da Agricultura já tivesse atuado pela interdição, a autoridade sanitária precisa instruir as vigilâncias locais. 
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.