Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anatel fecha acordo com setor de telecom sobre operação durante crise do coronavírus

Empresas que descumprirem poderão ser multadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anatel assinou com as companhias de telecomunicações nesta sexta (20) um compromisso público de que os serviços permanecerão operando durante a crise do coronavírus, mesmo com a grande mudança no perfil de uso provocada pelo isolamento dos brasileiros em casa.

O acordo chega após uma semana de intensas negociações com resistências por parte de algumas empresas, segundo quem participou das conversas.

Em caso de descumprimento, a Anatel poderá adotar medidas mais severas, como a expedição de cautelares que preveem inclusive multas diárias.

O novo documento, que será divulgado pela agência nesta sexta (20), determina o envio de mensagens de alerta à população solicitadas por autoridades, adequação de pagamentos para usuários em isolamento, priorização de estabelecimentos de saúde e planos de ação para manter o trabalho das equipes.

Comunicado da Anatel enviado às empresas já na semana passada definia que, caso algumas áreas do país venham a sofrer restrições de deslocamentos, as empresas terão de flexibilizar os prazos de pagamento para consumidores inadimplentes nestes locais.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.