Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Aplicativos combatem projeto que elevaria remuneração de motorista e entregador na crise

Empresas pedem que Bolsonaro vete medida que reduziria temporariamente em 15% a taxa que elas cobram dos profissionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da disputa trabalhista dos aplicativos contra o vínculo de emprego, começa agora uma batalha para tentar barrar um projeto de lei que obrigaria empresas como Uber, 99, iFood e Rappi a reduzir em 15% durante a pandemia as taxas que elas cobram dos motoristas e entregadores.

Associações que representam empresas de aplicativos de transporte e de entregas estão se mobilizando para pedir que Bolsonaro vete o trecho que lhes impactaria em um projeto aprovado no Senado na terça (19). Pela medida, a taxa mais branda aos motoristas e entregadores valeria até o fim de outubro.

A Amobitec (associação de empresas de tecnologia para mobilidade) afirma que enviará comunicados ao Ministério da Economia contra a redução nas taxas. Segundo a entidade, esse mercado teve queda de 80% de demanda na pandemia.

A Amobitec diz ainda que, se os aplicativos forem obrigados a cobrar menos taxas dos entregadores e motoristas, eles terão de reduzir as ações de apoio que vêm tomando nesta crise, como dobrar as gorjetas, fornecer equipamento de proteção e manter fundos de amparo a trabalhadores infectados.

A ABO2O, outra entidade do setor, diz que também vai procurar o governo para pedir o veto e argumenta que cobrar menos taxa dos entregadores é uma medida que pode aumentar a concentração no setor porque atingiria também os aplicativos menores, que não teriam caixa para lidar com a redução da receita.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.