Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cenário externo ofusca crise política brasileira e anima mercado, diz presidente de banco

Para Gabriel Galípolo, presidente do Fator, governo tem de fazer políticas que permitam distribuir renda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A semana que começa, depois de mais um domingo de protestos pró e contra Bolsonaro e com as estatísticas de mortos pela Covid-19 acima de 50 mil, tem o agravante da incerteza política aquecida pela prisão de Fabrício Queiroz. Na avaliação de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Fator, no entanto, a sensibilidade do mercado é menor ao noticiário político e policial do que ao fato de que os principais bancos centrais no mundo estão injetando fatias significativas de seus PIBs e prometendo esforços para sustentar o preço dos ativos financeiros.

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Fator - Reinaldo Canato - 23.10.18/Folhapress

"Isso gera essa dissonância entre o noticiário e a performance das Bolsas, que causa estranhamento a todos nós", afirma Galípolo.

Para ele, os governos agora precisam desenvolver medidas para dinamizar a economia, como políticas fiscais que permitam distribuir renda e riqueza, com investimentos em infraestrutura e serviços públicos, programa de renda básica e sistemas tributários mais progressivos.

"É para que essa dissonância seja reduzida pela convergência da atividade econômica ao preço dos ativos e não o inverso. A retomada da demanda pelo poder de consumo da população será bom para todos: pessoas, empresas e bancos", diz.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.