Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Procon notifica Einstein por erro em teste de Covid antes de jogo do Corinthians

Além dos 26 falsos positivos do Bragantino, outros 44 exames deram problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Procon-SP vai notificar o Hospital Albert Einstein pedindo explicações sobre o erro nos resultados de 26 testes para detectar coronavírus aplicados em jogadores e estafe do Red Bull Bragantino antes do jogo contra o Corinthians pelas quartas de final do Paulista. Os exames, que deram falso positivo, foram corrigidos a tempo da partida, mas os atletas ficaram prejudicados porque não puderam treinar. ​Segundo o Einstein, o responsável pelo problema foi, provavelmente, o reagente importado.

Procurados pela coluna, o Einstein e a Anvisa não revelam o nome do fabricante do reagente que provocou o resultado contrário nos testes, detectando Covid-19 em pacientes sadios.

"A fabricante, uma empresa internacional, foi imediatamente notificada sobre a ocorrência e os lotes com desempenho atípico foram retirados da rotina de exames do laboratório do hospital. O Einstein reprocessou todos os lotes de exames realizados com estes primers ]os reagentes com defeito], identificou divergências adicionais e comunicou o resultado

O Procon-SP também questiona qual é o risco de que outras pessoas que se submeterem ao exame recebam resultado errado. Além dos 26 testes do Bragantino, outros exames de 44 pacientes deram problema e foram refeitos.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.