Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Disputa de cervejaria por água de Alagoinhas ganha novo pretendente

Dona da Império quer explorar recurso em região próxima à Heineken

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A água do município baiano de Alagoinhas (BA), que há anos está no centro de uma disputa do mercado cervejeiro, ganhou mais um pretendente. A Cidade Imperial, dona da marca Império, entrou com pedido na ANM (Agência Nacional de Mineração) para explorar uma área próxima à fábrica da Heineken na cidade, que é uma das três maiores plantas da cervejaria holandesa no país.

A empresa brasileira, no entanto, pode enfrentar desafios no local. A agência diz que recebeu a solicitação, mas que o pedido poderá ser negado caso a área seja alvo de demandas anteriores.

O interesse das fabricantes de bebidas por Alagoinhas faz da região um palco de disputas judiciais pelo direito de uso da água, como o velho impasse entre o empresário baiano Maurício Marcelino, a ANM e a Heineken.

Nos anos 1990, Marcelino fez uma solicitação ao antigo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) para fazer pesquisas no local, mas parte do espaço foi ocupado pela fábrica que hoje pertence à cervejaria holandesa. No mais recente capítulo, no STJ, a ANM e o empresário fecharam um acordo para restabelecer licenças a Marcelino.

A defesa do empresário diz que ele está em negociação com interessados pela área. A Heineken diz que não comenta sobre os planos de outras companhias.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.