Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Concessionárias de veículos pedem para reabrir na fase emergencial

Entidade do setor diz que venda de carro depende de demonstração ao cliente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Concessionárias de veículos de São Paulo, que tiveram de fechar as portas na nova fase de restrições para segurar o descontrole da pandemia, estão pedindo ao governador João Doria para negociar a reabertura.

O vice-presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), João Batista Simão, diz que as vendas do setor são dependentes do atendimento presencial. “É necessário fazer demonstrações para o cliente sobre o veículo que ele pretende comprar, fazer uma avaliação do carro usado. A venda presencial ainda é muito importante no Brasil”, diz.

A entidade defende que o espaço das concessionárias é seguro porque as lojas são grandes e têm poucos funcionários, e os atendimentos aos clientes geralmente têm hora marcada, evitando aglomerações.


A federação enviou carta a Doria neste mês pedindo a reabertura, mas não pretende judicializar, segundo Simão. Ele afirma que não recebeu aceno positivo do governo.

Nesta quinta-feira (18), a capital paulista atingiu a ocupação de 88% dos leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19. Segundo a Prefeitura, a capital registrou a primeira morte de paciente à espera de uma vaga de UTI em um hospital municipal no último dia 13​.

Simão diz que considera o fechamento das concessionárias incompreensível, já que a oficina e o pós-venda seguem como atividades essenciais e podem funcionar, mas a área de vendas não pode.

O Governo de SP informa que mantém diálogo constante com associações representativas dos setores mais impactados pela pandemia, inclusive a Fenabrave. Ressalta, ainda, que recebeu o ofício e que este será submetido à avaliação.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.